Encantado RSS Eventos Destaques

Seminário sobre Turismo Rural será realizado no dia 24 de agosto

13686751_477395515800798_4055186850004076636_n
Agroecologia Ferrari será um dos cases apresentados (Foto: Divulgação/Facebook Caminhos da Forqueta)

Com o intuito de integrar e ordenar as iniciativas voltadas ao segmento do turismo, que estão sendo sendo desenvolvidas no Estado e propor alternativas para a agregação de renda na propriedade rural, será realizado no dia  24 de agosto, das 13h às 18h, no Auditório Itália, o 2º Seminário Estadual de Turismo Rural.  O evento é uma iniciativa do Sebrae, em parceria com a Amturvales, Emater, Senar e Prefeitura Municipal de Encantado.

O Turismo Rural é o conjunto de atividades turísticas desenvolvidas no meio rural, ou com características de meio rural. As ações estão comprometidas com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade.

O Turismo é uma alternativa para fomentar a economia do Estado e da região.  Nesse sentido, o seminário busca destacar alguns assuntos relacionados à legislação rural, perspectivas, tendências e oportunidades do setor.

“No caso específico do Vale do Taquari, estamos trabalhando para que, em médio prazo, possamos posicionar a região como destino de turismo rural no Estado e desta forma atender a grande procura que há por este tipo de turismo. Temos inúmeras propriedades rurais, agroindústrias, belas paisagens, artesanato, entre outras atividades”, explica a turismóloga da Amturvales Lizeli Bergamaschi.

O evento é voltado para proprietários rurais, donos de atrativos e empreendimentos turísticos, gestores públicos e para a comunidade em geral. A presença pode ser confirmada através do telefone (51) 3710-1697 ou do e-mail: regisr@sebrae-rs.com.br com Régis.

Confira a programação completa e participe:

13h: Credenciamento

13h40min: Abertura

14h: Legislação Rural, com as palestrantes Fernanda Silva da Emater/RS, que é turismóloga e responsável pelo Segmento de Turismo Rural da Emater/RS, e com Rosane Simões da Setel, que é coordenadora do grupo de trabalho de turismo rural do Estado.

15h: Coffe break + Apresentação dos roteiros estaduais.

15h45min: Tendências do Turismo Rural com Philippe Figueiredo  da coordenação Nacional de Turismo – SEBRAE/NA.

16h45min: Turismo de Experiência com  Paula Nora que é Mestre em Turismo pela UCS, consultora nas áreas de desenvolvimento, planejamento e gestão do turismo. Também é especialista em desenvolvimento de produtos e destinos turísticos.

Case: Bruna Cristófoli – Vinhos Cristófoli
Case: Marcia Ferrari – Agroecologia Ferrari

18h: Encerramento

Texto: Portal Região dos Vales