Sério RSS Destaques Turismo

Sério inaugura caminho autoguiado

Propriedade rural de Paredão faz parte do trajeto (Foto: Alício de Assunção)

A partir desta sexta-feira (30) o município de Sério passa a integrar o projeto Caminhadas Autoguiadas no Vale do Taquari. A inauguração acontece às 8h e contará com a participação de 80 pessoas de todo o Estado, autoridades e idealizadores.

O projeto, uma iniciativa da Associação de Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) em parceria com o Passeios na Colônia e administração municipal, proporcionará aos caminhantes um trajeto de 12,4 quilômetros entre a cidade e a localidade de Paredão, que poderá ser percorrido em qualquer dia da semana, orientando-se por placas indicativas, sem a necessidade de condutores.

As atividades iniciam-se às 6h, com lavagem do rosto em água corrente no Paradouro Nossa Senhora da Boa Viagem, seguido de colheita de Macela, visita a um local de extração de pedra gres e café da colônia que será servido na propriedade da família Favaretto. Após, caminhada e almoço à base de peixe no Camping Decker.

Segundo o coordenador do Passeios na Colônia, Alício de Assunção, essa é mais uma etapa do projeto de caminhos autoguiados do Vale que se conclui. “Agora, já são 53 quilômetros de trajetos implantados em Marques de Souza, Itapuca e Sério. A meta é chegar a 500 quilômetros por 40 municípios da região. Em abril, Paverama e Travesseiro também terão seus caminhos autoguiados”, destaca.

Para o vice-prefeito do município, Paulinho Aroldi, o projeto proporciona a aproximação de pequenas comunidades rurais com os turistas que vem de todas as partes. É uma ação simples que resulta no contato dos visitantes com a natureza, a cultura, a gastronomia e todo o potencial das convenções comerciais local. “A proposta abrange todos os municípios do Vale, por meio do Passeios na Colônia e Amturvales, dando um passo mais significativo ao encontro do sonho de sermos um polo turístico de referência dentro da economia gaúcha”, destaca.

De acordo com o presidente da Amturvales, Rafael Fontana, “a implementação dos Caminhos Autoguiados vem para valorizar e divulgar os nossos atrativos naturais e empreendimentos locais, bem como oportunizar caminhos estruturados e sinalizados aos caminhantes, estimulando com ações a prática do turismo regional. Juntos transformaremos a região no Vale das Caminhadas”, enfatiza.

Programação:

–Às 6h, lavagem do rosto em água corrente no Paradouro Nossa Senhora da Boa Viagem, colheita de Macela e visita a um local de extração de pedra gres;

–Às 7h30min, café colonial;

–Às 8h, inauguração e caminhada;

–Às 13h, almoço.

Os horários podem sofrer alterações, conforme o andamento das atividades.

Texto: Ascom Amturvales