RSS Geral Westfália

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos promove mais autoestima às idosas

Senhoras estão trabalhando na preparação das lembranças para os grupos visitantes (Foto: Paloma Driemeyer Valandro)
Senhoras estão trabalhando na preparação das lembranças para os grupos visitantes (Foto: Paloma Driemeyer Valandro)

Dançar faz bem para a mente e o corpo, além de elevar a autoestima de qualquer pessoa. Neste sentido, com o intuito de também promover a socialização entre as participantes, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), de Westfália, realiza um trabalho diferenciado: o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Idosos Dança.

Voltada para idosos com mais de 60 anos de idade, a atividade é coordenada por Aline Sofia Schlieck há aproximadamente seis anos. O grupo passou a ser um dos serviços oferecidos pelo CRAS justamente para que pudesse ser trabalhada a questão dos vínculos familiares e promovida uma maior socialização entre as participantes do grupo de danças, que também faz parte do Grupo de Idosos Vergissmeinnicht.

Atualmente, o SCFV Idosos Dança está mais presente no CRAS, onde, além de dançar, realiza um trabalho que promove a autoestima das idosas, oportunizando momentos de lazer e amizade. Nas atividades, trabalha-se ainda a questão da inclusão, geronto ativação, raciocínio e neuróbica.

Hoje, 17 mulheres integram o SCFV Idosos Dança, sendo que a usuária mais idosa tem 93 anos de idade. Elas se apresentam de duas formas: dança sênior em pé ou dança sentada. “É preciso sempre ter o cuidado com a limitação de cada uma, a dor é considerada o limite de cada pessoa na dança sênior. E mesmo apesar das limitações, elas mostram que podem, o que aumenta a autoestima delas. Então, é um trabalho gratificante”, pondera Aline Schlieck.

Atualmente, apenas mulheres integram o grupo. Entretanto, a coordenadora reforça que homens também podem participar da atividade. Para 2017, ainda não há dia definido para a realização dos encontros e ensaios. A equipe do CRAS segue montando o cronograma de atividades, uma vez que quer envolver mais profissionais no SCFV Idosos Dança. Assim, quem tiver interesse em participar do grupo de danças pode fazer contato através do telefone (51) 3762 4553 ou procurar o CRAS.

Primeira atividade do ano
As atividades do SCFV Idosos Dança acontecem na Casa da OASE ou no CRAS. Na semana passada, as idosas se reuniram e iniciaram a confecção de lembranças para o  Encontro de Danças, marcado para o dia 22 de março, dentro da semana do aniversário do Município.

No encontro, a coordenadora propôs uma reflexão sobre o final e início de ano. Cada participante relatou momentos marcantes da época. Assim, Aline Schlieck desejou que todas tenham energia para o ano e motivos bons para agradecer em 2017. “Que plantemos muitas energias boas no início deste ano, que tenhamos mais motivos para agradecer do que para criticar. A vida é bonita e precisa ser vivida a cada momento”, enalteceu.

Por ano, o SCFV Idosos Dança participa, em média, de 15 encontros. Além de grupos mais próximos, costuma visitar as cidades de Nova Petrópolis, Igrejinha, Santa Cruz do Sul, entre outras, representando Westfália em diversos eventos, principalmente os que contemplam danças sênior a nível estadual e municipal.

Texto: Ascom Westfália