Saúde RS RSS Bom Retiro do Sul

Servidores da saúde recebem capacitação para implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão

Prontuário eletrônico trará mais agilidade aos atendimentos (Foto: Fernando Dias)

A Administração Municipal de Bom Retiro do Sul, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na quinta-feira, 27 de setembro, um treinamento para todos os profissionais de Saúde, preparatório para a implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC). A ferramenta, uma plataforma digital criada pelo Ministério da Saúde, possibilita o acompanhamento de todo o histórico do paciente e de como são investidas as verbas do SUS.

O treinamento foi realizado no auditório da secretaria e envolveu cerca de sessenta profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicas de enfermagem, dentistas, psicólogos, farmacêuticos, agentes comunitários de saúde e demais servidores da secretaria.

Os dados de todos os atendimentos, diagnósticos, procedimentos, internações, exames e prescrições de remédios de cada paciente deverão ser obrigatoriamente cadastrados no prontuário pelas Unidades Básicas de Saúde e repassadas ao Ministério da Saúde pelo município. O repasse de recursos de saúde para os municípios está vinculado ao envio dos dados para o governo federal.

O sistema utilizado pela administração municipal é o Multi24h. O treinamento para os profissionais da saúde foi feito por Rafael Tura, da empresa TecnoSistemas. Recentemente, os profissionais da secretaria de Educação e Cultura foram capacitados para utilizar o sistema Multi 24h.

Para o secretário Paulo Marmitt, o programa adotado irá qualificar o atendimento aos munícipes, com maior segurança e celeridade nos processos. “Racionalização é o termo que define o que se busca. A informatização dos sistemas de saúde é uma das prioridades da gestão na secretaria. O objetivo é integrar o controle das ações, promover a correta aplicação dos recursos públicos, obter dados para o planejamento do setor e, principalmente, propiciar a ampliação do acesso e da qualidade da assistência prestada a população”, destacou o secretário.

Marmitt ressaltou ainda que todo este novo processo tornará os atendimentos mais eficientes, na medida em que ajudará também a reduzir custos, evitando, por exemplo, que duplicidade de exames e medicamentos.

Sobre o Prontuário Eletrônico do Cidadão

O Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) reúne o histórico, os dados, procedimentos e os resultados dos exames dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), atendidos na Atenção Básica. O prontuário também permitirá a verificação, em tempo real, da disponibilidade de medicamentos ou mesmo o registro das visitas de agentes as saúde, melhorando o atendimento ao cidadão.

Texto: Ascom Bom Retiro do Sul