Esporte Alimentação Saúde Destaques Lajeado

Sesc Lajeado estimula hábitos saudáveis com dicas de alimentação e exercícios

Melhor funcionamento do organismo e aumento de imunidade são alguns dos benefícios

Os hábitos saudáveis são importantes aliados para uma boa qualidade de vida. Unir a prática de atividade física com uma alimentação adequada melhora o funcionamento do organismo e aumenta a imunidade, ainda mais necessária neste período de pandemia.

Por esse motivo, a nutricionista do Mesa Brasil Sesc Lajeado, Juliette Carvalho, alerta que, para ter bons resultados, as refeições devem ser sempre equilibradas, evitando dietas restritivas que podem causar deficiências nutricionais. “Aliada aos treinos, uma alimentação correta ajuda a evitar a fadiga, otimiza o período de recuperação, diminui o risco de lesões, além de garantir a correta reposição dos estoques de energia”, garante Juliette.

As proteínas e os carboidratos são essenciais em todas as refeições, por fornecerem os nutrientes necessários ao funcionamento do organismo. “As proteínas ajudam no ganho de massa muscular, diminuem o índice glicêmico da refeição e o acúmulo de gorduras. Esse tipo de alimento deve ser distribuído nas refeições durante o dia, já os carboidratos desempenham outras funções no nosso corpo, como preservar a massa muscular através do fornecimento de energia aos músculos, facilitar o metabolismo das gorduras e garantir o bom funcionamento do sistema nervoso central”, explica a nutricionista. De acordo com ela, os carboidratos devem ser reduzidos a noite, pois o gasto calórico é bem menor do que durante o dia.

A presença de gordura boa na dieta também deve ser observada, pois auxilia na produção de hormônios, como a testosterona e na absorção de vitaminas como A, D, E e K. “Boas fontes de gordura são o abacate, ovos, oleaginosas e azeite de oliva extravirgem”, exemplifica. Juliette ressalta ainda a importância de manter o corpo hidratado. A água está presente em todas as partes do corpo, inclusive nos músculos, ou seja, é também uma ferramenta para melhorar o rendimento nos treinos e para o ganho de massa muscular.

Aproveitando as dicas, a comunidade pode também utilizar o Espaço Sesc Mais Saúde, que está voltando aos poucos com atendimentos focados no cuidado e segurança de todos. Por esse motivo, os serviços de nutrição e psicologia, por exemplo, estão sendo realizados nas modalidades presencial ou online, e a massoterapia na modalidade presencial, seguindo todos os protocolos da saúde. Informações adicionais e agendamentos na unidade (rua Silva Jardim, 135) ou pelo telefone (51) 3714-2266.

O Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac segue atendendo as recomendações de evitar aglomerações e com cuidado redobrado com a saúde das equipes e clientes. Por isso, a recomendação é que o público siga cumprindo as orientações dos órgãos de saúde. A programação on-line e gratuita segue sendo atualizada nas redes sociais e no site www.pertodevc.com.br.

 

 

Assessoria de Imprensa