Iniciativa Arroio do Meio Destaques

Setembro Amarelo alerta para a valorização da vida

A Administração Municipal por meio da Secretaria de Saúde e Assistência Social promove neste mês ações de conscientização em torno da campanha sobre a prevenção ao suicídio, relativas ao “Setembro Amarelo”. A campanha tem por objetivo alertar a população sobre o assunto e valorização da vida.

Pensando em atingir um número expressivo de pessoas, a equipe do Centro de Atendimento Psicossocial Casa Branca, realizou uma ação de conscientização nas escolas do município, por meio da distribuição de fôlderes explicativos acerca do tema. Também está programada uma caminhada no Centro nos próximos dias para que a comunidade possa tirar suas dúvidas sobre o assunto.

Conforme o enfermeiro da Casa Branca, Rogério Nunes, o ato alcança várias pessoas de uma mesma família e da comunidade em geral. “O mais importante com esta ação é que a população saiba onde recorrer quando precisar de ajuda. A equipe está de braços abertos para auxiliar a quem precisa, por meio de uma acolhida, uma triagem, uma simples conversa ”. Nunes ressalta ainda que este período de pandemia duplicou a procura por ajuda, independente da faixa etária.

Além do atendimento da Casa Branca com psicóloga, assistente social e oficinas terapêuticas com Gladis Labres, e da parceria que o município possui com o Hospital São José na parte psiquiátrica, a população também pode buscar apoio na Secretaria Municipal da Saúde, nos ESFs dos bairros e no Centro de Valorização da Vida (CVV) pelo número 188.

 Foto: Daiane Laís Kalsing

Texto: Assessoria de Imprensa