RS RSS Destaques Geral

Setor comemora o Dia do Sorvete – 23 de setembro

Sorvete contém nutrientes que agem como fonte de energia e contribuem para uma alimentação balanceada (Foto: Divulgação)
Sorvete contém nutrientes que agem como fonte de energia e contribuem para uma alimentação balanceada (Foto: Divulgação)

O dia 23 de setembro tem um sabor especial para produtores e consumidores de sorvete. A data marca o início da temporada mais aguardada pelos comerciantes – a primavera/verão – e celebra nacionalmente a sobremesa gelada que se tornou uma opção refrescante e deliciosa para qualquer ocasião.

O que muitos não sabem é que o sorvete, além de saboroso, também pode ser nutritivo, desde que consumido em quantidades adequadas. Contendo proteínas, açúcares, gordura vegetal e/ou animal, vitaminas A, B1, B2, B6, C, D, K, cálcio, fósforo e outros minerais, ele auxilia em uma alimentação balanceada e age como fonte de energia. Por ser gelado, é um ótimo analgésico e ajuda a evitar náuseas causadas por tratamentos médicos como, por exemplo, a quimioterapia.

Apesar de seus comprovados benefícios, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Sorvete (Abis), o consumo de sorvete no Brasil ainda é baixo se comparado aos países europeus, influenciado por mitos e outros fatores. Pesquisas mostram que, desde 2003, o índice nacional cresceu 63,07%, mas Vanderlei Bonfante, presidente da Associação Gaúcha das Indústrias de Gelados Comestíveis (Agagel), revela que o último ano foi difícil para os produtores. Ele cita a crise econômica e o inverno prolongado como os causadores da queda de resultados. “A perspectiva é de que o mercado comece a se recuperar a partir de 2017 e que a promessa de tempo seco e quente para este verão favoreça as vendas”, destaca.

O início da temporada de calor no Sul do país estimula os sorveteiros gaúchos a aperfeiçoar matérias-primas e métodos de produção. Segundo Bonfante, os produtores estão empenhados na fabricação de itens qualificados, ricos em frutas e leite, e com reduzido teor de gordura, garantindo aos consumidores um sorvete ainda mais saboroso e rico em nutrientes.

E para celebrar o Dia Nacional do Sorvete, tanto faz se você o consome na forma de sobremesa, lanche ou complemento nutricional. O que vale neste dia 23 é aproveitar os benefícios e sabores do produto, comemorando da melhor forma possível: com muito sorvete.

Texto: Ascom Setor Sorveteiro