Região RSS Rural - Agricultura Destaques

Sicredi incentiva a suinocultura regional

Recursos liberados pelo Sicredi para investimento e custeio da cadeia suinícola contribuem para a modernização e ampliação da produtividade do setor (Foto: Carina Marques)
Recursos liberados pelo Sicredi para investimento e custeio da cadeia suinícola contribuem para a modernização e ampliação da produtividade do setor (Foto: Carina Marques)

O Brasil é o quarto maior produtor mundial de carne suína, ficando atrás apenas da China, União Europeia e Estados Unidos, somando 40 mil produtores, 1,6 milhão de matrizes e produzindo 3,4 milhões de toneladas de carne, conforme dados da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS). Em relação a oportunidades de trabalho, a estimativa é de que o setor gere um milhão de empregos diretos e indiretos no país.

E a região sul é tradicionalmente a de maior expressão na produção de suínos. No Rio Grande do Sul, por exemplo, a suinocultura é uma das atividades de destaque. No último ano, o Estado exportou 179 mil toneladas de suínos, ganhando cada vez mais espaço no mercado.

No território gaúcho, mais de 590 mil pessoas, de forma direta ou indireta, dependem da suinocultura. A atividade está presente em mais de 300 municípios, conforme dados da Emater-RS/Ascar.

Em relação aos criadores, são cerca de nove mil ativos, segundo informações de 2014 da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (ACSURS). Destes, a estimativa da entidade é que 25% estejam no Vale do Taquari, ou seja, 2,25 mil criadores de suínos estão presentes na região.

E o Sicredi, como instituição financeira cooperativa cuja filosofia é contribuir para o desenvolvimento das atividades de seus associados e reinvestir os recursos nas comunidades onde atua, além de cooperar e patrocinar há vários anos a Suinofest de Encantado – evento que estimula o consumo de carne suína e fomenta a economia local – também incentiva o desenvolvimento do setor.

No último ano, a Cooperativa liberou na região mais de R$ 23 milhões em recursos para investimento e custeio na cadeia suinícola, contribuindo para a modernização e ampliação da produtividade das propriedades rurais.
O presidente do Sicredi Região dos Vales, Ricardo Cé, reforça a importância do fomento das diversas atividades econômicas regionais e o apoio a iniciativas como a Suinofest. “Apoiar as atividades dos associados e os eventos que fortalecem o setor reforçam o papel do Sicredi como Instituição Financeira Cooperativa voltada ao desenvolvimento regional e à geração de renda dos seus associados”, afirma.

Texto: Assessoria de imprensa do Sicredi Região dos Vales