RS Educação RSS Lajeado

Simulação da Conferência da ONU será hoje

Os alunos representarão 15 países membros do Conselho (Foto: Renata Leal/Arquivo)

As turmas do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Madre Bárbara realizam na próxima segunda-feira (27) a VII Conferência da ONU – Simulação do Conselho de Segurança desenvolvida na disciplina de Geografia com o objetivo de debater as principais temáticas mundiais em cada edição. O evento será das 8h30min às 12h no auditório da escola. Os alunos representarão 15 países membros do Conselho, mais cinco permanentes: Reino Unido, França, China, Rússia e Estados Unidos.

Os 10 países rotativos que serão analisados serão Bolívia, Cazaquistão, Etiópia, Suécia, Países Baixos, Peru, Polônia, Guiné Equatorial, Kuwait e Costa do Marfim. Os temas serão: sarampo virando epidemia em diversas regiões do mundo, crise política e econômica na Venezuela, entrada de imigrantes Venezuelanos no Brasil em Roraima e suas repercussões, Síria: contexto político e social, retorno de refugiados e reconstrução. Além de questões sobre o Irã e Coreia do Norte (programa nuclear).

A professora responsável Elisabete Beuren acredita que a importância desse projeto está no engajamento dos jovens em atitudes que promovam a melhora do mundo e do Brasil. “Queremos jovens conscientes, críticos e ativos que façam a diferença na sociedade do local e global”.

Os estudos iniciaram em abril desse ano com temas trazidos pela mídia, se intensificando nos meses de julho e agosto com pesquisas na internet, estudos e debates com a professora. Os alunos já participaram de Palestras sobre Atualidades oferecidas pelo Método.

Texto: Ascom CMB