Destaques Teutônia Geral

Simulado de acidente abre programação do Maio Amarelo em Teutônia

O simulado procurou demonstrar uma situação real de um acidente entre uma moto e um automóvel

Objetivo é desenvolver ações de conscientização sobre o trânsito. Simulado teve intenção de alertar sobre os danos que um acidente causa, bem como demonstrar a importância dos primeiros socorros

Durante o mês de maio ocorrem diversas ações alusivas ao Maio Amarelo, com o objetivo de desenvolver ações de conscientização sobre o trânsito. Em Teutônia não está sendo diferente. Por isso, o Departamento de Trânsito aproveitou o evento Arte na Rua Especial Dia do Trabalhador, nesta quarta-feira, dia 1º de maio, para lançar a campanha no Município, que terá como tema “No trânsito, o sentido é a vida”.

Durante o evento, além da distribuição de material educativo e de conscientização, ocorreu um simulado de acidente, com a intenção é alertar sobre os danos que um acidente causa, bem como demonstrar a importância dos primeiros socorros. A ação contou com o apoio dos Centros de Formação de Condutores (CFCs) Schneider e Reichert, Samu, Brigada Militar e Corpo de Bombeiros Voluntários.

O simulado procurou demonstrar uma situação real de um acidente entre uma moto e um automóvel, com três vítimas, sendo uma presa nas ferragens. Após o acionamento do resgate por uma testemunha, atenderam à ocorrência simulada o Corpo de Bombeiros Voluntários, Brigada Militar e Samu. A partir daí, iniciou o processo de resgate das vítimas, apresentando ao público presente as dificuldades e os protocolos que precisam ser seguidos em situações como esta para a retirada das vítimas com segurança, sem agravar os ferimentos.

Conforme o diretor do Departamento de Trânsito, Carlos Alberto da Silva, o simulado de procurou demonstrar que, num acidente, seguir os protocolos de segurança é fundamental para que os ferimentos não se agravem. “É necessário cautela em cada momento da operação de resgate, o que pode demandar algum tempo até a remoção da vítima e o encaminhamento ao hospital. É fundamental que o resgate seja feito por profissionais habilitados”, explica.

A simulação também procurou chamar a atenção às consequências que um acidente pode causar. “Um acidente causa dor, sofrimento à vítima e aos familiares. Se seguirmos a legislação do trânsito e prestarmos atenção à sinalização, podemos evitar esse sofrimento”, adverte Silva.

Durante o mês de maio, outras diversas atividades serão realizadas, como palestras e ações educativas, com o foco na conscientização. “Entendemos que a conscientização ainda é o melhor caminho para termos um trânsito mais seguro. Para termos um trânsito seguro, cada um deve fazer a sua parte, em que negligência, imprudência e imperícia não podem fazer parte do nosso dia a dia”, observa o diretor do Departamento de Trânsito.

 

 

CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Teutônia