Segurança RS Encantado RSS

Simulado de evacuação envolve funcionários durante a SIPAT

Palestra Crossfit Emocional foi desenvolvida para a área administrativa (Foto: Divulgação)

No período de 20 a 24 de agosto, nos turnos diurno e noturno, o Setor Segurança do Trabalho da Dália Alimentos promoveu a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), direcionada a funcionários da matriz da cooperativa, em Encantado.

Foram desenvolvidas diversas atividades com o tema “Cultura de Segurança”, cuja participação dos empregados atingiu em torno de 900 pessoas distribuídas em diversos setores da empresa. Foram abordados temas relacionados à prevenção de acidentes e doenças do trabalho, ergonomia aplicada ao frigorífico, cultura de segurança nas atividades envolvendo espaços confinados e intervenção em máquinas.

Também foi realizada palestra para a área administrativa abordando o tema “Crossfit Emocional”, com enfoque para o controle da mente, estresse, medo, raiva e ansiedade. “Foram assuntos relevantes para a execução diária das atividades com segurança, prevenindo falhas e acidentes, baseado e fundamentado em Normas Regulamentadoras”, diz o engenheiro e supervisor do setor Segurança do Trabalho, Luis Henrique Wendt.

Durante a semana da SIPAT também foi realizado um Simulado em Evacuação de Área Plano de Emergência, capacitando em torno de 300 funcionários da unidade frigorífica de suínos entre empregados ligados aos setores manutenção, encarregados e líderes de setores. O simulado ocorreu à noite e foi acompanhado pelo técnico em Segurança do Trabalho, Samuel Erich e pelo coordenador do Plano de Ação de Emergência (PAE) e engenheiro, Luis Henrique Wendt.

De acordo com Erich, após acionamento da botoeira de alarme de emergência todos os funcionários se dirigiram aos pontos de encontro, sendo cronometrado o tempo de evacuação que totalizou seis minutos. “Os pontos positivos constados pós capacitação foram sinal sonoro do alarme ouvido por todos e evacuação realizada de forma ordenada e calma, conforme o PAE, e número reduzido de pessoas que utilizaram a escadaria principal de acesso. Entre os aspectos negativos e que serão corrigidos consta somente a iluminação do ponto de encontro localizado próximo à balança.

CIPA gestão 2018/2019

No mês de agosto também foram eleitos os novos membros da CIPA para a gestão 2018/2019 que já estão passando por capacitações. Os membros titulares são: Diamara Bianchini Zamboni, Michele Nicolau, Rivelino Pereira dos Santos, Roldjimps Sanon, Barbara Lima Borba Da Silva, Diogenes Cleofas Bressan. Os suplentes são: Eliziane Da Silva, Clovis Ângelo Chiesa, Vilcaire Lazarre, Juliana da Cruz Matiello, Caroline dos Santos Alessio, Juarez Crosqui Sierota e Evens Aliece.

Texto: Ascom Encantado