Saúde Região RSS

Sindilojas e Sindicabes promovem campanha para doação de sangue

doaçãoDoar sangue é muito mais que um ato de cidadania, é um compromisso com a vida. Pensando nisso, o Sindilojas Vale do Taquari, juntamente com o Sindicato dos Salões de Barbeiros, Cabeleireiros e Institutos de Beleza do Vale do Taquari (Sindicabes), está promovendo uma campanha de doação de sangue. As coletas serão realizadas nos dias 11 e 12 de julho, no Banco de Sangue Hemovale.

Para doar a pessoa precisa ter entre 16 e 69 anos e estar em boas condições de saúde. Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável. As doações vão ser realizadas no dia 11 na parte da manhã, e no dia 12 à tarde. Antes do procedimento é realizada uma triagem para saber se o doador está apto para a coleta.

Os associados interessados em participar da campanha devem entrar em contato com o Sindilojas através do e-mail treinamento@sindilojas-valedotaquari.com.br , ou pelo telefone (51) 3710-2080. O Banco de Sangue Hemovale localiza-se na Avenida Benjamin Constant – 881, no segundo andar do Hospital Bruno Born.

Para doar é preciso:

* Portar documento oficial com foto
* Estar alimentado
* Estar bem de saúde
* Pesar no mínimo 50kg
* Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas)

Não pode doar quem:

* Ingeriu alimento gorduroso nas últimas 3 horas;
* Fumou há menos de 1 hora;
* Teve anemia, hipertensão ou hipotensão arterial, e febre;
* Mulheres grávidas ou que estão amamentando há menos de 12 semanas do parto;
* Recebeu vacina preparada com vírus ou bactéria mortos, toxóide ou recombinantes nas últimas 48 horas;
* Entre outros requisitos.

Obs.: O uso de alguns medicamentos impede a doação temporária ou definitiva. Informe a enfermeira que fará sua triagem clínica sobre medicamentos, exames, cirurgias e tratamentos médicos que tenha realizado ou esteja em andamento.

Texto: Ascom Sindilojas