Vale do Taquari Destaques

Sindilojas VT: Comércio de oito municípios da região poderá abrir no feriado de 1º de maio

Tendo em vista as recentes restrições impostas pela pandemia e tentando amenizar os impactos causados pelo fechamento dos estabelecimentos comerciais no mês de março, o Sindilojas VT e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Lajeado firmaram Convenção Coletiva de Trabalho autorizando a abertura das lojas com utilização de mão de obra no feriado do dia 1º de maio. O acordo é válido para os municípios de Arroio do Meio, Boqueirão do Leão, Cruzeiro do Sul, Estrela, Lajeado, Muçum, Pouso Novo, e Progresso; e exclusivamente representado pelo sindicato patronal, o qual contempla o comércio varejista, com exceção de categorias econômicas como supermercados; estabelecimentos que comercializam material ótico, fotográfico e cinematográfico; farmácias; concessionárias e lojas de peças e acessórios de veículos; entre outras.

Está permitida a abertura dos estabelecimentos considerados de rua das 8h às 12h, sendo que ficou estipulado o pagamento de R$ 50,00 para cada funcionário, o qual também terá direito a quatro horas de folga ou o tempo correspondente compensado no banco de horas da Convenção Covid-19. No Shopping Lajeado o horário será das 13h às 19h.

As empresas interessadas em abrir deverão solicitar o Termo de Adesão aos respectivos sindicatos (sec.rtv@seclajeado.com.br ou sindilojas@sindilojas-valedotaquari.com.br) até do dia 29 de abril.  É importante observar que a abertura está condicionada às regras do modelo de distanciamento controlado vigente no Estado nesta data. Caso haja bandeira preta, o funcionamento em domingos e feriados não está autorizado.