Educação RSS Lajeado

SLAN lança Sacola da Leitura

O Lançamento do Projeto Sacola da Leitura será nessa quarta-feira (Foto: Renata Leal)
O Lançamento do Projeto Sacola da Leitura será nessa quarta-feira (Foto: Renata Leal)

Na quarta-feira, dia 31, às 9h30min no Centro Lenira Maria Müller Klein, a Sociedade Lajeadense de Atendimento à Criança e ao Adolescente (SLAN) lançará um Programa para incentivar as crianças e familiares a reservarem parte do tempo para a leitura. O Projeto chama-se Sacola da Leitura e funcionará em sistema de rodízio das 150 sacolas, sendo no mínimo três por turma.

A iniciativa do projeto foi da coordenadora pedagógica da entidade, Angelisa Klein. Segundo ela, as histórias estão presentes na cultura há muito tempo e o hábito de contá-las e ouvi-las tem inúmeros significados. “Está relacionado ao cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e de se expressar”, diz a coordenadora. Conforme Angelisa a leitura de histórias ainda tem o poder de aproximar a criança do universo letrado e colabora para a democracia de um dos mais valiosos patrimônios culturais: a escrita.

A sacola será levada para as casas das crianças com o objetivo de inserir também as famílias no processo. O uso da “Sacola da Leitura” fará essa ponte entre Família-SLAN, despertando o gosto pela leitura com participação das famílias, das crianças e adolescentes atendidos nos três Centros de Atendimento.

O patrocínio das sacolas foi da ATLAS Brasil Calçados Ltda e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), via Fundo da Criança.

Atendimentos

Atualmente a SLAN atende 250 crianças na Educação Infantil de 02 a 05 anos e 350 crianças e adolescentes no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (no turno oposto à escola) de 06 a 15 anos.

Texto: Ascom Slan