RSS Rural - Agricultura Estrela

Smag encerra encomendas de adubo e sementes de milho

A Secretaria Municipal da Agricultura (Smag) de Estrela encerrou os pedidos de adubo e sementes de milho pelo sistema Troca-Troca. Conforme o secretário José Adão Braun as encomendas de adubo totalizaram em 3.750 sacos, o equivalente a 187.500 quilos, que vão beneficiar 165 produtores. A Smag está encaminhando a licitação para compra do insumo, cuja previsão de entrega é para o final de julho. O adubo é financiado através do Fundo Rotativo de Desenvolvimento Rural (Funderal) e o pagamento é feito pelos produtores em junho do ano que vem.

Já pelo programa Troca-Troca foram encomendados 451 sacos de milho, de diversas variedades, por 137 produtores. A previsão de entrega é para o início de agosto e pagamento em abril do próximo ano.

Calcário
Segue aberto, por outro lado, o prazo para a encomenda de calcário. Os pedidos, conforme o secretário José Adão Braun, podem ser feitos até o próximo dia 15. De acordo com a nova legislação, o município custeia até três cargas de frete por produtor e meia carga de calcário por ano, calculada sobre 13 toneladas. O programa visa melhorar a produtividade dos solos, corrigindo a acidez.

Até o momento, de acordo com a Secretaria da Agricultura, foram solicitadas 55 cargas de calcário, numa média de 15 toneladas por carga. Mais informações sobre este programa podem ser obtidas pelo telefone (51) 3981-1055, no horário das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h.

Texto: Ascom Estrela