Esporte Educação Destaques Estrela

Smel organiza Desafio de Canoagem na Multifeira

Alunos do Projeto Navegar e atletas da Aeca farão integração competitiva na Multifeira

Integração entre Aeca e Projeto Navegar busca valorizar as modalidades náuticas desenvolvidas em Estrela

Sediados em Estrela, o projeto Navegar, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel), e a Associação de Ecologia e Canoagem (Aeca), que tem apoio da secretaria municipal, realizarão uma integração dentro da programação da Multifeira 2019. No sábado (07), às 14h, as duas frentes que tem as modalidades náuticas em seu foco realizarão uma competição de canoagem, além de uma demonstração de remo e barco a vela.

No evento, os alunos disputarão duas categorias da canoagem em diferentes faixas etárias: iniciantes, mais para alunos do Navegar, e elite, para atletas que já disputam competições, principalmente pela Aeca. O evento contará com apoio da Defesa Civil de Estrela. O fim ocorrerá a premiação. Para o secretário de Esportes e Lazer, Julio Saldanha Pereira, a proposta desta edição da Multifeira, no que tange aos esportes náuticos, é trazer o trabalho que é realizado pelo Projeto Navegar e Aeca. “O foco será competição de canoagem, entre os futuros atletas da modalidade, além de demonstração de atividades de remo e vela. Será a oportunidade dos visitantes conhecerem todo potencial dos atletas da nossa cidade e dela como palco para o desenvolvimento destas modalidades”.

O Projeto Navegar é um dos Projetos Sociais de Estrela voltada ao campo esportivo que movimentam centenas de crianças, jovens, adultos e a Terceira Idade. Promovidas e sob responsabilidade da Smel, as atividades contabilizaram no ano passado mais de 25 mil atendimentos a cerca de mil crianças, jovens, adultos e idosos, estes em seus referidos programas e que também já estão em funcionamento. Nas atividades voltadas às crianças e jovens dos sete aos 17 anos são sete as oficinas esportivas oferecidas: além do Navegar, são oferecidas aulas de jiu jitsu, ginástica artística e trampolim, bicicross, vôlei, basquete e capoeira. As aulas ocorrem de segunda a quinta-feira, nos turnos manhã e tarde, conforme um cronograma de horários por modalidade, em diferentes locais.

Em todas há a disponibilidade de mais participantes, que não pagam nada por isso. Quando em aula os alunos ainda recebem lanche. Entre os programas destinados aos adultos, sem limite de idade, estão a ioga e a ginástica municipal, sendo que ambas não possuem mais vagas no momento. Há ainda o Vida Saudável, mais voltado à Terceira Idade, destinado a integrantes acima dos 45 anos realizado em núcleos. São nove núcleos, sendo três no interior (Glória, Novo Paraíso e Wink), com aulas uma ou duas vezes por semana. Todos gratuitos. Informações gerais pelo telefone 3981-1045 ou e-mail smel.esporte@estrela.rs.gov.br

 

 

Texto: Rodrigo Angeli
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Estrela