RS Educação Encantado RSS Eventos Destaques

Solenidade de formatura marca importante etapa na vida de estudantes

Alunos comemoraram conquista junto com familiares e amigos (Foto: Rodger Timm)
Alunos comemoraram conquista junto com familiares e amigos (Foto: Rodger Timm)

Treze alunos do curso Técnico em Administração da Lume Centro de Educação Profissional (LUMECEP) se formaram,  no sábado (20). A cerimônia aconteceu no auditório Itália do centro administrativo, em Encantado. Uma colação ocorreu em gabinete.

O evento, prestigiado por familiares, amigos, professores e funcionários da escola, teve a abertura oficial concedida pelo diretor Rangel Lancini. Na sequência, os formandos foram conduzidos até o palco pelo paraninfo da turma, professor Guilherme Scheuermann, e o patrono da turma, professor Jeferson Schneider.
Após, a aluna Juliana Melo da Silva prestou o solene juramento com os demais colegas e o estudante Ademir Sartori, em nome de todos, fez o requerimento da concessão do diploma de nível técnico.

O sonho de concluir uma formação profissional tornou-se realidade e para Marciano Stramari esse momento representa uma conquista pelo esforço ao longo dos quatro anos de curso. “Foi uma etapa muito trabalhosa. Não foi fácil, são muitos trabalhos, provas, TCC, mas ao mesmo tempo houve amadurecimento e aprendizado para a vida. Gratidão é o que define hoje. Agradeço a todos os professores e cada funcionário da escola, pois todos tiveram uma participação importante para eu chegar até aqui”, destaca.

“Está sendo um momento inesquecível. A emoção toma conta, pois é um dos dias mais esperados e planejados”, relata Caroline Togni. Conforme ela, depois do TCC esse é o momento de comemorar e que sem dúvida ficará pra sempre na memória. “É uma conquista muito importante e especial. É um dia só nosso, pois sabemos das dificuldades e que foi merecido chegar até aqui”, enaltece.

A muçunense Ana Cláudia de Oliveira Paulino, iniciou o curso sem ter certeza de que Administração era o caminho que gostaria de seguir. Porém, ao longo do processo, percebeu a relevância do aprendizado em sala de aula. “Abriu as portas. Surgiu uma nova oportunidade de emprego antes mesmo de eu concluir a formação. Tudo que aprendi em aula está sendo muito importante para o meu trabalho no dia a dia”. Para ela, receber o canudo é uma realização. “No ensaio parecia não ser real, mas hoje está acontecendo. Eu considero uma grande vitória”, destaca.

Na sequência, os formandos foram chamados para outorga de grau. O aluno Mateus Baldasso fez o uso da palavra para deixar uma mensagem a todos os presentes e, após, os formados prestaram homenagens aos seus familiares.

Durante a cerimonia, a Coordenadora do Curso Técnico em Administração da escola, Tais Zorttéa, fez a entrega da láurea acadêmica ao aluno destaque.

De acordo com os critérios de realização das atividades propostas, frequência e resultado das avaliações identificadas pelos docentes, o aluno Mateus Baldasso foi o escolhido.

Segundo Baldasso, esforço e dedicação é o segredo para ter sido reconhecido. “Nem imaginava ser o aluno destaque, qualquer um aqui tinha capacidade para ser o escolhido. É um sacrifício, são finais de semana sem dormir, é abdicar de coisas que tu gosta de fazer. É determinação, foco e persistência. Chegar até aqui é um sentimento de dever cumprido. Felicidade é o que define eu receber o canudo, é o reconhecimento de todo esforço durante os quatro anos de estudo. É um alívio, pois fiz o meu melhor”, comemora.

Mateus Baldasso foi o aluno destaque da turma (Foto: Vanessa Paliosa)
Mateus Baldasso foi o aluno destaque da turma (Foto: Vanessa Paliosa)

Formandos:

– Ademir Sartori;
– Alana Paini;
– Ana Claudia de Oliveira Paulino;
-Ana Paula Possebon;
– Carine Marchetti;
– Caroline Togni;
– Fabiana Strada;
– Giane Carla Rizzi;
– Juliana Melo da Silva;
– Marciano Stramari;
– Mateus Baldasso;
– Simone Tonezer Teles;
– Suellen Maite Daltoé.

Texto: Ascom LUMECEP