Artigos - Geral

“Sua atitude determina sua altitude” este á o artigo da psicóloga Merihelem Pierry

MerihelenConversando com algumas pessoas, percebo que muitas atribuem aos fatos ou circunstâncias da vida o estado em que se encontram. Mas será que realmente o acaso coordena nossas vidas? Acredito que cada pessoa é a somatória de suas escolhas e decisões ao longo de sua existência. Destino significa direção, caminho, mas não significa necessariamente rota fixa e inalterada, como muitos creem.

Claro que não temos controle sobre muitas coisas que nos acontecem, mas se você plantar milho, não há como colher soja. Se permitirmos que o tempo nos governe, não há como atingir objetivos, mesmo que sejamos um expert.

O projeto de vida é a trilha que se percorre ao executar os diversos planejamentos que cada um tem. São as diretrizes básicas que determinam o rumo da vida. Por meio das experiências das pessoas que conheci ao longo de minha carreira, percebo que cada um é o resultado de suas escolhas – sejam elas conscientes ou não.

O caminho para o crescimento da vida pessoal e profissional não é apenas o resultado do conhecimento somado à experiência, mas a somatória de conhecimento, experiência, REFLEXÃO e AUTOCONHECIMENTO. Uma forma de encontrar o caminho é repensando o que você busca em sua carreira. O que realmente é importante para você neste momento?

A maneira como você encara os fatos faz toda a diferença. Ainda existem pessoas que dizem que o sucesso está trelado às pessoas de sorte, como se o sucesso fosse privilégio apenas de alguns indivíduos. Entretanto, já foi comprovado através de inúmeros exemplos, que pessoas de sucesso são as que se preparam antes que a necessidade surgisse, ou seja, estavam prontas e puderam identificar a oportunidade quando ela bateu à sua porta. Na verdade todos têm oportunidades, mas alguns não estão prontos para percebê-la.

Aí está um alerta para verificarmos de que maneira estamos encarando nossa vida profissional, sem esquecer que ela é como um espelho que devolve o reflexo de nossas ações. Se você não possui um projeto profissional, será apenas um coadjuvante dos projetos de outras pessoas. Carreira e sucesso são coisas planejadas. Exigem estratégia, reflexão, conscientização, comprometimento, perseverança… Eficácia exige foco.

E é exatamente aqui que grande parte dos profissionais se perde: no FOCO. É preciso refletir…que foco quero dar a minha carreira? O que fazer para direcioná-la? O problema é que muita gente se acostuma, por que deixa a carreira no automático, não consegue parar para refletir sobre seus valores e prioridades, porque vivem correndo, trabalham muito, assumem vários papéis ou acumulam funções.

Vivendo uma vida corrida e automatizada, muitas pessoas buscam resultados diferentes, fazendo o que sempre fizeram, tornando o resultado desejado impossível, uma vez que as mesmas ações trarão os mesmos resultados. É tempo de escolher, e suas escolhas determinarão seu futuro e sua carreira. Você é, e sempre será resultado de suas escolhas. Mas lembre-se alguns detalhes são importantes nesta trajetória:

– Uma carreira profissional de sucesso começa com clareza do que o profissional gosta de fazer. Mas isso não é o bastante. É preciso traçar um caminho coerente, que lhe qualifique e capacite para que possa trabalhar fazendo o que gosta.
– Prepare-se. Não porque a empresa precisa, mas porque, quando ela precisar você já estará pronto para agarrar a oportunidade.
– Não espere sempre o momento favorável, algumas vezes você terá de criá-lo.
– Tenha valores claros e respeite a si mesmo, lembrando que a vida corporativa é uma autopromoção. Sendo assim, não basta ser competente é preciso projetar uma boa marca pessoal.
– Sonhe muito, sonhe sempre e renove os seus sonhos constantemente. Sonhar é da natureza humana. Tudo o que existe no mundo foi sonhado, pensado e planejado por alguém.

Mas não se esqueça! O sonho é individual, mas a forma de concretizá-lo é coletiva, pois dependemos e interagimos com outras pessoas.

Boa semana!
Merihelem Pierry – Psicóloga. Pós-Graduada em Gestão Estratégica de Pessoas.