Meio ambiente Destaques Estrela

Sucesso de ação na Cascata Santa Rita traz resultados

Projeto ‘Belezas de Nossa Terra’ realiza mutirão de limpeza, trilha ecológica e piquenique em mais um local que o município pretende potencializar como ponto turístico

O sol apareceu e o frio foi bem mais ameno. O tempo colaborou e os voluntários estrelenses também. Dezenas deles compareceram, no sábado (31) pela manhã, na Cascata da Santa Rita, no interior de Estrela. Todos, tanto autônomos como representantes de entidades, assim como servidores municipais, foram participar de mais uma ação do ‘Belezas da Nossa Terra’, projeto que busca valorizar, revitalizar e potencializar as belezas naturais, turísticas e assim também econômicas do município, principalmente as ligadas ao meio ambiente. Mutirão de Limpeza, Trilha Ecológica e Piquenique foram realizados tendo como cenário a área de notável beleza localizada a oito quilômetros da área urbana, e que novamente está sob responsabilidade do Governo de Estrela. O sucesso da ação ainda é comemorado.

A movimentação no local começou cedo. Aos poucos as pessoas que se inscreveram gratuitamente para o evento foram chegando animadas. Não foi incomum encontrar famílias inteiras dispostas a colaborar. Inicialmente, todos desfrutaram de um reforçado café da manhã oferecido pelos empresários parceiros da iniciativa, uma promoção da Secretaria Especial de Cultura, Esportes e Lazer (Secel), com apoio das secretarias da Infraestrutura; do Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade (Sedis); Saúde e da Defesa Civil. Depois, foi dado início a ação que para muitos foi a mais importante do evento. A quantidade e a variedade do lixo foi recolhido em meio à natureza do local com o Mutirão de Limpeza impressionaram a muitos. Ao todo foram mais de 420 quilos dos mais diversos itens que, agora sim, foram encaminhados para sua destinação correta. Órgãos como o Departamento do Meio Ambiente, Defesa Civil de Estrela e Comando Ambiental da Brigada Militar orientaram os visitantes.

Em seguida foi dada a largada para a Trilha Ecológica, seguindo todos os protocolos de higiene e segurança. O passeio, por um trajeto que contemplou um pouco de todo o bioma de mata atlântica que a área preserva foi admirado pode dezenas dos participantes. Em meio ao caminho, algumas surpresas. No encerramento, um piquenique com direto a música ao vivo celebrou o sucesso da iniciativa.

Avaliação

Para o Governo de Estrela, o evento foi mais um de sucesso dentro do processo de revitalização e valorização dos espaços públicos e com potencial turístico e de lazer, como já ocorre com o Parque da Lagoa. De acordo com a titular da Secel, a secretária Carine Schwingel, a iniciativa foi um exemplo da adaptação aos novos tempos. “As três ações superaram as expectativas. Mas não só pela quantidade de lixo reciclado, valorização do espaço e integração social que estavam entre os objetivos, mas também muito pela compreensão da comunidade para com o momento e a causa. Tanto que tivemos inscrições antecipadas, o que nos permitiu organizar tudo de maneira mais planejada, prever o que seria necessário para termos o controle de tudo, evitar aglomerações e obter o melhor resultado”, diz.

Melhorias

Para a diretora do Departamento de Meio Ambiente, Tanara Schmidt, o engajamento da comunidade foi de fato muito positiva. “Tivemos uma participação surpreendente, de muitas pessoas que não esperávamos, de grupos de empresas e entidades que vieram colaborar. “E a valorização do espaço já foi percebida, sendo que no domingo o lugar já recebeu a visita de muitas famílias”, explica. “Agora é seguirmos com esse trabalho, realizando mais melhorias no local, como o cercamento da área, a colocação de mais lixeiras, placas indicativas e de segurança, e até mesmo a análise mais constante da qualidade da água”, frisa.