Artigos - Desenvolvimento Rural

Sucesso e sementes plantadas nos eventos do Projeto Erva-mate na Mesa: saúde para a vida – por Damiani Gabiatti Biasibetti

Damiani (Foto: Divulgação)

O Projeto Erva-mate na Mesa: saúde para a vida teve como objetivo promover o consumo da Erva-mate gaúcha através da realização de três eventos técnicos entre profissionais do turismo, gastronomia, educação, pesquisa e desenvolvimento, e pelo fortalecimento e divulgação do Programa Erva-mate Uma Cultura Aberta- PEMUCA.

O primeiro evento realizado foi o “Workshop Erva-mate Uma Cultura Aberta”. O mesmo, contou com o apoio do Instituto de Alimentos e Bebidas do Senai de Porto Alegre, local onde foi sediado o evento no dia 09 de agosto de 2018.

O objetivo do Workshop foi proporcionar aos participantes uma experiência única através de painéis de apresentação das pesquisas desenvolvidas no meio científico na perspectiva do uso da Erva-mate como componente funcional e pela integração das necessidades dos consumidores, ampliando as percepções de visionários para o uso desta matéria-prima no desenvolvimento de alimentos e produtos. Também contou com um espaço de estandes destinado às empresas envolvidas direta ou indiretamente com a cadeia produtiva da Erva-mate, estabelecendo a interação entre os participantes e os expositores, instigando o Networking e, oportunizando novas conexões e o fortalecimento da rede de contatos, a partir de interesses em comum.

Já o segundo evento foi o “Seminário Pensando Juntos a Erva-mate na Educação”. Este foi realizado em parceria com a 3ª Coordenadoria Regional da Educação- CRE de Estrela no dia 16 de outubro de 2018 na Administração Municipal de Encantado.

O Seminário tratou a importância de uma alimentação escolar ainda mais nutritiva, com a inclusão de produtos que contenham a Erva-mate no cardápio da merenda escolar, mostrando aos participantes todo o potencial nutritivo da Erva-mate, instigando o hábito alimentar mais saudável e fortalecendo o conhecimento da cadeia produtiva do setor. Ainda, o evento contou com uma apresentação artística realizada por alunos do ensino fundamental, onde cativou todos os participantes.

E por último, mas não menos importante, o “Encontro da Erva-mate à Mesa”. O evento teve o apoio do SEBRAE de Lajeado e foi realizado no dia 16 de novembro de 2018 no Auditório da Associação Comercial e Industrial- ACIL de Lajeado.

Tendo como foco a Erva-mate no turismo gastronômico, o Encontro trouxe renomados palestrantes da área para abordar seu grande potencial na economia e desenvolvimento dos municípios do Vale do Taquari, “plantando uma semente” de esperança em relação à sustentabilidade do setor no turismo gastronômico. Como complemento, o evento contou com Rodadas de Negócios entre expositores de empreendimentos de produtos relacionados com a Erva-mate e potenciais compradores, colocando-os frente a frente com oportunidades de mercado, formando parcerias e aumentando as conexões comerciais.

Todos os eventos contaram com uma degustação do Mate Break, uma experiência gastronômica ímpar na qual os participantes puderam pausar, socializar e degustar alimentos mais saudáveis, conhecendo e fortalecendo nossas tradições e novos hábitos de consumo.

As ações propostas estimularam o consumo da Erva-mate e dos produtos que possuem Erva-mate em sua composição através da disseminação das informações obtidas pelos eventos, contribuindo, dessa forma, para o desenvolvimento de novas ações e para o fortalecimento econômico e social dos produtores e do setor!

Damiani Gabiatti Biasibetti – Coordenadora Executiva | Programa Erva-Mate Uma Cultura Aberta.