Saúde Destaques Taquari

Taquari: Hospital São José já realizou 260 cirurgias pelo SUS em 2021

Todos os procedimentos foram realizados com recursos da Prefeitura de Taquari

As cirurgias no Hospital São José de Taquari foram retomadas em setembro do ano passado após uma obra de ampliação e modernização do bloco cirúrgico. Foram investidos, R$ 939.796, 21 na obra e R$ 98.265,00 no mobiliário, com recursos próprios do Município, ou seja, sem repasses do Estado ou União.

Desde o início do atendimento até outubro de 2021 foram realizadas em torno de 400 cirurgias, 350 colonoscopias e 500 endoscopias. Todos os procedimentos são efetuados com recursos próprios da administração municipal, com pacientes encaminhados da atenção primária de saúde.

Somente  de 2021, foram realizados 260, sendo 199 eletivas e 61 de emergência Para o prefeito André Brito, esse é o reflexo dos investimentos contínuos. “Temos trabalhando na capacitação e qualificação do atendimento do hospital. Nosso objetivo é qualificar ainda mais e nos tornar referência na região”, disse.

“Durante a nossa gestão ao lado do Maneco, investimos  na obra do Bloco Cirúrgico com recursos próprios. Além disso, temos investido fortemente na atenção primária. Com médico em todos os nossos postos de saúde, garantindo assim um atendimento de qualidade para nossa população. E já temos projetos para ampliar esses números”, afirmou o prefeito.

Neusa Araújo, de 50 anos, foi uma das pacientes que utilizou o serviço de cirurgia do Hospital São José neste ano. A moradora do Bairro Coqueiros realizou um procedimento na vesícula em fevereiro. “Nossa, eu fui muito bem atendida. Tanto pelos médicos, como pelas enfermeiras. Um tratamento especial. Depois para tirar os pontos foi tudo certinho também. A equipe do hospital está de parabéns”, falou. Ela fez todo o procedimento pelo SUS.

Além da adequação do espaço do Bloco Cirúrgico às normas atuais e a ampliação, foram feitas salas para exames de endoscopia, colonoscopia, traumatologia, urologia, vascular e cirurgia geral.

“Todos esses pacientes estavam em uma fila do SUS”

A fala é do médico-cirurgião e diretor técnico do Hospital São José, Edmundo Navarro. “Todos esses com pacientes que estavam em uma fila do SUS. E agora realizam a cirurgia aqui no município, todas elas com recursos e repasses da Prefeitura.  A grande maioria dos procedimentos cirúrgicos são de vesícula, hérnia e doenças hemorroidárias”, destacou o médico cirurgião Edmundo Navarro.

O médico destaca que muitos procedimentos também têm o papel de rastreio de outras possíveis enfermidades. Ele destaca que os pacientes que tenham sintomas ou necessitam de uma cirurgia, têm a necessidade de irem até a unidade básica de saúde, para pedirem uma avaliação do médico do posto, e assim havendo a necessidade será feito o encaminhamento através da Secretaria de Saúde.