RS RSS Rural Forquetinha

Tarde de Campo aborda controle da mosca-das-frutas


Eggers e Welzbacher ensinam a controlar a praga nas frutas (Foto: Giovane Weber)

Para coibir as perdas causadas pelo ataque do inseto na próxima safra, a Emater/RS- Ascar, com apoio da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente de Forquetinha, Organismo de Controle Social (OCS) Orgânicos do Vale e Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) organizam para esta sexta-feira, uma oficina.

Conforme o chefe do escritório local, Arthur Eggers, o objetivo é apresentar soluções para evitar perdas nos pomares domésticos. “Vamos ensinar métodos de controle biológico da mosca da fruta, indicar iscas atrativas, repelentes, formas de fazer o manejo correto das frutíferas, diminuindo ou até mesmo eliminando o uso agrotóxicos”, adianta.

Segundo o auxiliar João Pedro Welzbacher, a programação inicia às 13h30min, no Parque de Exposições Christopher Bauer. “A nossa intenção é mostrar as tecnologias e produtos disponíveis e explicar sua aplicação de forma ecológica, sem causar danos à saúde de quem consome as frutas posteriormente”, comenta.

A atividade é parte das ações previstas pelo Plano Socioassistencial do município e envolve também produtores que integram o Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar (PGSAF), da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) do Governo do Estado.

Texto: Ascom Forquetinha