Rural - Agricultura Imigrante

Tarde de Campo do PISPC reúne produtores em Imigrante

Como parte das ações do Programa de Inclusão Social e Produtiva no Campo (PISPC), a Emater/RS-Ascar e a cooperativa Languiru realizaram na quarta-feira (12/06), uma tarde de campo na propriedade do agricultor Luís Fernando Mollmann, da localidade de Linha Rosenthal, em Imigrante. O objetivo do evento, que teve o apoio da Prefeitura de Imigrante, da cooperativa Sicredi e do Hortifruti Mollmann e Possamai, foi discutir temas diversos relacionados à produção de frutas e de hortaliças.

Na ocasião foram três estações de trabalho, cada uma delas dividida em duas partes. Assuntos atuais, como a rastreabilidade para produtos vegetais – que busca controlar e monitorar o uso de agrotóxicos pelos produtores, orientando-os para a necessidade de identificar e padronizar os seus cultivos em caixas, sacarias e embalagens – foram destacados durante a tarde. Outros temas, como boas práticas de produção, legislação e segurança do trabalho, tecnologia de aplicação, manejo integrado de pragas e doenças e contaminação biológica de alimentos, também foram trabalhados com os participantes.

O PISPC, projeto executada em parceria entre Emater/RS-Ascar e cooperativa Languiru também teve destaque. Por meio do programa, que busca a continuidade das pequenas propriedades rurais, especialmente as que têm o leite como matriz produtiva, os agricultores são estimulados a investir em outros cultivos, com o apoio do serviço de assistência técnica e extensão rural e social. Assim, mais de 30 produtores de 15 municípios da região já têm áreas plantadas com frutas e hortaliças que podem ter o seu excedente entregue nos supermercados mantidos pela Cooperativa.

E este é o caso de Mollmann. Bovinovultor de leite desde 2003, com 10 vacas em lactação que produzem uma média diária de 150 litros de leite, o agricultor entrega, desde o ano passado, hortaliças como couve-flor, repolho roxo, beterraba e brócolis, além de citros e abacate, para o mercado da Languiru. “Para nós é uma oportunidade de não ficar refém de apenas um cultivo, com garantia de colocação no mercado e preço justo”, avalia o anfitrião da tarde, que tem o apoio da esposa Franci e da sobrinha Renata no trabalho na propriedade.

Além das famílias Mollmann e Possamai – o sogro de Luís Fernando, João Possamai é o dono da propriedade -, o evento contou com a participação de cerca de oitenta pessoas, entre técnicos, produtores, representantes de entidades e de instituições financeiras e lideranças, como o prefeito de Imigrante Celso Kaplan ( o Lelo), os gerentes regional e adjunto da Emater/RS-Ascar, Marcelo Brandoli e Carlos Lagemann, e o gerente de comunicação, marketing e cooperativismo da cooperativa Languiru, Alexandre Schneider, entre outros.

Brandoli, um dos mentores do PISPC, valorizou o programa, que busca apresentar alternativas para os agricultores, especialmente em um cenário de crise, como a que está sendo enfrentada pelo leite. “E a gente sabe que nada disso seria possível se não fossem as diversas parcerias”, comentou, reforçando o empenho da cooperativa Languiru e das prefeituras na consolidação do projeto. Já o prefeito Lelo mostrou-se orgulhoso em receber o evento. “Para nós o apoio e o investimento no setor primário é algo fundamental”, resumiu.

 

 

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Lajeado
Jornalista Tiago Bald