Artigos - Educação RSS

Tcc auxilia, através de técnicas, como abordar clientes e obter sucesso nas vendas

Sartori atua com vendas diretas para garantir uma renda extra (Foto: Arquivo Pessoal)

A possibilidade de ganhar uma renda extra fez com que Ademir Sartori apostasse na área de vendas diretas. No entanto, ao longo do tempo, percebeu que as pessoas deste ramo tinham pouco conhecimento para de fato concretizar uma venda, bem como o número de desistência na profissão era alto.

Com o intuito de entender e mudar essa realidade e, consequentemente, melhorar seu desempenho de vendedor, Sartori, através do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) decidiu pesquisar sobre o tema “Técnicas para se abordar um cliente e ter sucesso na vendas”. “Procurei buscar uma visão sobre as vendas externas, o processo passo a passo e um conhecimento amplo para que nós (vendedores), possamos melhorar nossas vendas, termos uma visão maior e melhor, ocasionando com isso a possibilidade de sermos empreendedores do nosso próprio negócio não ficando só na complementação de nossa renda”, detalha.

O trabalho envolveu 20 vendedores diretos e 20 clientes, ambos situados no município de Encantado. O método utilizado apresentou um caráter exploratório. A pesquisa qualitativa foi realizada no período de outubro de 2017. No total foram aplicados 40 questionários, os quais, todos retornaram, correspondendo a 100% dos participantes. “Fora feitas perguntas abertas e fechadas. Pesquisei em livros e sites para que pudesse responder o objetivo principal. Com o resultado dessa pesquisa pode-se chegar ao resultado que o preço, a concorrência, o atendimento e a falta de conhecimento do produto são fatores que dificultam a negociação na hora da venda”, revela.

Entre as dificuldades ao longo do processo, esteve o tempo de conciliar trabalho, estudos, TCC e as horas necessárias para as pesquisas e aplicação das perguntas. Outro fator foi, “após levantar os dados da pesquisa, tive dificuldades em encontrar livros ou artigos existentes que tratam exatamente das respostas levantadas nesse questionário”, relata.

No entanto, Sartori alcançou seus objetivos. “Além de me aperfeiçoar como profissional, também obtive retorno de colegas que atuam com vendas diretas onde os mesmos leram meu trabalho e disseram que com isso puderam melhorar o conhecimento, o modo de venda e o tratamento com o cliente.”, destaca.

De acordo com ele, o trabalho juntamente com o curso Técnico em Administração lhe concedeu novos conhecimentos quanto ao modo de abordar o cliente, o tratamento que deve ser dado ao mesmo e, acima de tudo, sabedoria ampla das técnicas de vendas para que se possa ter cada vez mais sucesso. “Mesmo tendo muita garra e determinação, sempre quis crescer profissionalmente, mas, com muito pouco êxito. Assim busquei uma renda extra para complementação, comecei a trabalhar com vendas diretas, onde exercia essa função fora de horário de expediente (noite e finais de semana). Em 2014, iniciei a formação, sem grandes pretensões de finalizar, fazendo só algumas cadeiras, mas, com o decorrer do tempo, visualizei que era necessário esse aperfeiçoamento técnico para crescer profissionalmente na empresa que trabalhava, influenciando até mesmo para evolução pessoal”, relembra.

“Quando comecei o técnico ocupava o cargo de operador de máquinas na empresa Quinta do Vale Alimentos e, atualmente, sou encarregado de setor, trabalhando como líder no controle de estoque, qualidade e produção. Além disso, comecei a obter mais resultados em minhas vendas diretas aumentando o meu ganho, onde pude aperfeiçoar mais ainda com a conclusão do TCC. Quero registrar que o curso tem muito a agregar, pois, quem optar em fazer vai se sentir muito satisfeito, ou seja, além de aumentar seu conhecimento, terá um leque de oportunidades, uma visão mais ampla para qualquer que seja a situação ou negócio, sentindo-se muito mais seguro nas suas escolhas e no seu crescimento profissional”, destaca.

Sartori, que recebeu o diploma em janeiro, agradece à escola que lhe proporcionou crescimento pessoal e profissional. “É graças a LumeCep que pude concluir esse curso me aperfeiçoando como profissional. Outro fator favorável é a distância, evitando assim precisar se deslocar para outra cidade, com isso, auxilia num menor custo e tempo de deslocamento assim como de evitar o cansaço mental e físico, pois, a grande maioria trabalha durante o dia. Cito ainda uma ótima infraestrutura e atendimento, deixando os alunos bem à vontade e familiarizados com a organização, podendo tirar assim todas as dúvidas, com ótimos professores e conteúdo que traz um grande aprendizado, formando grandes profissionais em nossa região”, enfatiza.

Texto: Ascom Escola