Artigos - Educação

TCC visa auxiliar empreendedores que desejam apostar ou investir mais em negócios digitais

Baldasso foi o aluno destaque da turma (Foto: Arquivo pessoal)

Até 2021 o comércio eletrônico irá dobrar, chegando aos R$ 85 bilhões em vendas, conforme pesquisa divulgada em novembro de 2016 pelo Google. O fator deste crescimento são os novos consumidores virtuais que chegarão, cerca de 27 milhões de pessoas realizarão sua primeira compra na internet.

Esta realidade foi notada pelo acadêmico do curso Técnico em Administração, Mateus Baldasso, que através de uma análise percebeu que “ainda em nossa região os negócios digitais são pouco explorados pelas empresas, isso me indagou, e pensei será que as empresas e empreendedores estão sabendo utilizar esses meios para fazer negócios ou tudo isso ainda soa grego?”, conta.

Com o tema “Negócios digitais: como fundamentar e desenvolver um canal de vendas através da internet”, Baldasso realizou um estudo que descreve e organiza as etapas necessárias para a estruturação de um canal de vendas através da internet, a fim de proporcionar um auxílio ao empreendedores já que muitos desconhecem os estudos que comprovam que as ferramentas utilizadas no marketing convencional não dão a mesma resposta em plataformas de negócios digitais.

A pesquisa de característica exploratória teve uma abordagem qualitativa e utilizou-se de pesquisa bibliográfica para compreender e fundamentar a definição das etapas necessárias. A revisão bibliográfica utilizou-se de “cases” da internet e contemplou os conceitos de empreendimentos digitais, nicho de mercado, conceitos e ferramentas de marketing digital, funil de vendas e a necessidade de automação destes processos.

Conforme Baldasso, conciliar o tempo e explorar as informações de forma bem objetiva foram as dificuldades durante o processo. “Precisei me organizar e determinar um horário para realização das pesquisas e desenvolvimento do trabalho, pois devido a demanda do semestre em outras disciplinas, em atividades pessoais foi preciso essa organização e, claro, o foco para cumprir tudo dentro do prazo. Além disso, compactar o conteúdo dentro do necessário para apresentação e ao mesmo tempo conseguir passar o conhecimento que precisava, pois havia uma limitação de páginas para a entrega do material”, relata.

De acordo com Baldasso, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) possibilitou uma análise do constante crescimento do mercado digital e como isso tem fomentado e mudado o comércio tradicional. Concluindo que a pesquisa permitiu uma melhor compreensão da estrutura dos negócios digitais e da utilização e funcionamento do marketing digital. “Acredito que tenha alcançado meus objetivos, o conteúdo ficou excelente para quem procura iniciar o seu negócio digital, ter um norte por onde começar ou somente entender como funciona tudo isso. Possui informações para quem não tem conhecimento nesse mundo virtual, como para que já possui conhecimentos mais avançados. Acredito que esse manual irá ajudar empreendedores e empresas a tirar suas dúvidas e dar um passo a mais nos negócios digitais”, ressalta, destacando a importância de se observar a correta utilização dos conceitos mencionados em cada etapa de estruturação desses canais de venda.

Segundo o aluno destaque da turma, formada em janeiro, o curso surgiu num momento em que estava precisando de uma especialização para ampliar sua visão sobre os negócios. “Ele (o curso) contribuiu para expandir meus conhecimentos em áreas administrativas, com isso me trouxe um formação completa na gestão de empresas”, explica. Baldasso já possuía uma formação na área antes do técnico, mas com o estudo realizado pode ganhar mais conhecimento e descobrir o potencial de negócio. “Já inclui em meu currículo essas especializações”, revela.

Além disso, Baldasso relata que a busca pelo conhecimento e aperfeiçoamento na profissão não param por aí e que a escola faz parte desta trajetória. “A LumeCep esteve sempre presente em minha formação, estudo na instituição desde meados de 2012, foram diversos cursos e por último foi o Técnico em Administração que foi de suma importância para o momento de minha carreira. Com uma equipe excelente, vi o crescimento da instituição desde que comecei, prova do que vemos hoje é resultado de toda dedicação e preocupação com o aluno. Desejo que continuem crescendo assim como tem sido, pois pretendo fazer muitos cursos ainda”, almeja.

Interessados em acessar o material pode fazer contato com a escola Lume Centro de Educação Profissional (LumeCep) através do telefone (51) 3751-6812.

Baldasso foi o aluno destaque da turma
Junto com os 12 colegas de curso, Baldasso recebeu o diploma, no dia 20 de janeiro, e foi surpreendido ao ser escolhido como aluno destaque. Segundo ele, esforço e dedicação é o segredo para ter sido reconhecido.

“Nem imaginava ser o aluno destaque, qualquer outro tinha capacidade para ser o escolhido. É um sacrifício, são finais de semana sem dormir, é abdicar de coisas que tu gosta de fazer. É determinação, foco e persistência”, comemorou.

Baldasso recebeu em mãos da coordenadora do Curso Técnico em Administração da escola, Tais Zorttéa, a láurea acadêmica, concedida pelos critérios de realização das atividades propostas, frequência e resultado das avaliações identificadas pelos docentes.

Texto: Assessoria de Imprensa