Artigos - Educação

Tecnologia: Até 2021 sete milhões de pessoas ficarão desempregadas

No país, mais de um milhão de pessoas estão empregadas na área (Foto: Reprodução/Google)

Escolher uma profissão é desafiante. Mas, muitos jovens tem optado pela carreira na área da Tecnologia da Informação (TI), pelas diversas possibilidades que ela oferece como o E-Commerce, administrador de Banco de Dados, Programador, Suporte Técnico, Administrador de Redes, Qualidade de Software ou ainda Segurança da Informação.

Se de um lado os números apontam um crescimento positivo no mercado de trabalho por outro ele preocupa. Isso porque um estudo divulgado pelo Fórum Econômico Mundial revela que, até 2021, sete milhões de pessoas ficarão desempregadas por consequência dos avanços tecnológicos.

E é pensando no futuro que o coordenador do curso Técnico de Informática da Lume Centro de Educação Profissional (LUMECEP), cientista da Computação formado pela Unisinos, desenvolvedor de web há nove anos e a sete trabalhando com WordPress, Eduardo Pittol, incentiva a busca pela qualificação nesta área. “Diversos estudos sobre o futuro do trabalho indicam profissões relacionadas a TI como tendências de serem profissões mais populares. Iniciar uma carreira neste segmento é uma garantia de empregabilidade daqui alguns anos”, destaca.

E engana-se que pensa que esta realidade está longe de nós. A TI assumiu um protagonismo gigantesco no cenário atual das empresas sejam elas de pequeno ou grande porte. E para que o crescimento da mesma seja possível é extremamente necessário uma TI organizada e estruturada em variados setores. E é por isso, também, que as aulas focam na prática para que os alunos já possam resolver problemas reais enquanto aprendem. “Muitas instituições estão com vagas abertas para diversas ocupações no segmento. Como o curso é recente, ainda não estamos trabalhando na inserção de nossos alunos no mercado de trabalho. Acredito que essa ação possa ser feita dentro de um ou dois anos, dependendo muito do interesse e avanço da turma”, revela Pittol.

Assim como as empresas precisam estar antenadas aos avanços tecnológicos para não haver um atraso nos negócios, é importante a qualificação de pessoas que supram esse mercado super aquecido, com a finalidade de termos profissionais preparados e capacitados para as novas ferramentas que surgem em curto prazo.

Ficou interessado pelas possibilidades que área de TI pode te proporcionar? Contate-nos pelo site www.lumecep.com.br, telefone 3751-6812, Whatsapp (51) 9 9588-0759, e-mail marketing@lumeonline.com.br ou de forma presencial, junto à escola, na rua Borges de Medeiros, nº 25, centro, em Encantado, e saiba mais sobre o nosso curso técnico.

Não perca tempo, a matrícula para o primeiro semestre de 2019 já pode ser realizada.