Negócios Investimento Arroio do Meio Encantado

Tecnologia de ponta e com precisão no campo

Supervisor do Setor Gado Leiteiro da Dália Alimentos, Fernando de Oliveira Araujo e engenheira agrônoma, Letícia Conzatti Piccinini receberam equipamento do coordenador técnico comercial/bovinos leiteiros da Cargill, Fabiano Terra.

Tecnologia recente no Brasil está à disposição da Dália Alimentos e de seus associados

 Uma parceria entre a Cooperativa Dália Alimentos e a Cargill irá facilitar o trabalho da equipe do Setor Gado Leiteiro e levará tecnologia de ponta e com precisão ao campo. O equipamento chamado NIR Portátil Reveal foi recebido recentemente para a realização de análise de forragens e formulação de dietas totais.

Conforme a engenheira agrônoma da Dália Alimentos, Letícia Conzatti Piccinini, responsável por gerenciar o equipamento, o uso da ferramenta irá determinar a matéria seca de fenos, pré-secados e silagens, agilizando na tomada de decisões para a correção nutricional de dietas. “Este equipamento vem para agregar e qualificar os programas de assistência técnica disponíveis aos produtores de leite, além das granjas do programa Parceria Integrada de Produção de Leite e áreas experimentais. O equipamento permite analisar a qualidade das forragens e fazer ajustes rápidos e precisos de dieta, regulando o consumo das vacas, otimizando a alimentação e a produção de leite”.

O supervisor do Setor Gado Leiteiro da Dália Alimentos, Fernando Oliveira de Araujo, salienta que esta é uma tecnologia recente no Brasil e que já está à disposição da Dália Alimentos e de seus associados. “É uma importante iniciativa da equipe da Cargill junto à Divisão Produção Agropecuária da Dália Alimentos, que agrega tecnologia de precisão ao serviço de assistência técnica”.

O equipamento estará disponível para o uso da equipe a partir do mês de outubro e todos os membros da equipe receberão capacitação em setembro em como utilizá-lo no campo.

 

Tecnologia Reveal da Cargill

Há anos a tecnologia NIR (Near Infra Red) vem revolucionando o modo de fazer análises. Baseado na detecção das vibrações moleculares da amostra, é capaz de fornecer resultados em poucos minutos, ajudando na agilidade da tomada de decisões. Acompanhando a necessidade dos usuários da tecnologia, fez-se necessário o desenvolvimento de novos equipamentos NIR capazes de serem locomovidos facilmente. Diversas tecnologias foram lançadas no mercado e hoje a Cargill conta com um pacote de serviços NIR portátil denominado Reveal.

O Reveal conta com mini equipamento NIR de bolso desenvolvido para realizar análise de matéria seca em forragens, permitindo ajustes mais precisos e monitoramento dos ingredientes analisados. O grande diferencial dessa tecnologia na Cargill é o modelo NIR customizado e robusto, utilizando um grande banco de dados com amostras globais, inclusive Brasil, e resultados gerados em laboratório próprio. Além disso, os modelos NIR utilizados no Reveal são constantemente avaliados e monitorados para proporcionar melhorias no banco de dados. Esta representatividade é extremamente importante ao tratarmos de ingredientes regionalizados e sazonais e que por isso possuem níveis nutricionais variados.

 

 

Assessoria de Imprensa da Dália Alimentos
Jornalista Carina Marques