RS RSS Destaques Geral

Temporais atingem pontos isolados no Rio Grande do Sul

 

Município de Minas do Leão foi um dos mais atingidos, com 400 residências danificadas (Foto: Divulgação Defesa Civil)
Município de Minas do Leão foi um dos mais atingidos, com 400 residências danificadas (Foto: Divulgação Defesa Civil)

Ontem os coordenadores regionais da Defesa Civil estadual passaram o dia vistoriando áreas, emitindo laudos e entregando material de apoio para os municípios que foram atingidos pela forte chuva com queda de granizo na noite de domingo (10) e na manhã desta segunda-feira (11).

As localidades mais atingidas foram Viamão, com cerca de 1000 residências danificadas; Soledade, com danos em 500 casas; e Minas do Leão, com prejuízos em 400. Municípios como Fontoura Xavier, do Vale do Rio Pardo, e Salto do Jacuí, da Região Central do estado, também registraram prejuízos, mas em menor proporção. Até o momento não há registro de feridos e/ou pessoas fora de casa.

Em Viamão, foram entregues quatro rolos de lona, com 600 metros quadrados cada. Para Minas do Leão foram entregues três rolos. Em Soledade, a prefeitura distribuiu mais de 35 rolos de lonas entre os moradores atingidos. O trabalho da Defesa Civil estadual é complementar ao das coordenadorias municipais, responsáveis pelo primeiro atendimento às comunidades.

Além da ajuda humanitária, os técnicos em nível estadual ainda emitem laudos referentes aos estragos e auxiliam no preenchimento da documentação necessária para decretação de situação de emergência. Dois municípios, Viamão e Soledade, já iniciaram este processo.

Texto: Ascom Estado