Artigos - Gestão de Pessoas

“Temporário de fim de ano” – por Carolina Sofia

Carolina Sofia (Foto: Divulgação)
Carolina Sofia (Foto: Divulgação)

Para quem está na busca de um trabalho esta pode ser a oportunidade de colocação no mercado de trabalho. Com a proximidade do natal ocorre um processo de aquecimento do setor principalmente de vendas. Algumas lojas e inclusive estabelecimentos acabam oportunizando vagas para suprir aumento de vendas natalinas e locais mais turísticos podem também estar oferecendo vagas ligadas a área de turismo, como bares, hotéis e restaurantes. Este pode ser o momento para você ingressar em um emprego temporário que inclusive possibilite a colocação efetiva no mercado de trabalho.
É importante prestar atenção:

* qual o LOCAL que você almeja? procure se informar sobre a vaga e as atividades e busque algo que realmente faça sentido ou que tenha alguma afinidade com aquilo que você acredita que possa se propor a fazer ou possa vir a gostar.

* cuide do seu CURRÍCULO: faça um currículo resumido, que seja claro e que tenha bem descritos seus dados corretos de contato. Que tenha experiências suas e qualidades que estão de acordo com a atividade proposta e que demonstre que você tem proximidade com este trabalho. Quando estiver com o currículo em mãos, entregue nos locais que gostaria realmente de trabalhar. Se conhecer alguém que possa falar bem de você ou entregar seu currículo pessoalmente nas mãos da pessoa correta é ainda melhor.

Se for chamado para entrevista:
* busque INFORMAÇÕES do local onde irá trabalhar e mostre que você já ouviu falar ou tem algum apreço por lá. Ou converse com pessoas sobre o que é que funciona lá e se outros gostam daquele local, pois pode dizer que ouviu falar bem.

* apresente-se BEM VESTIDO e com a roupa de acordo com a posição que irá ocupar. Evite decotes e camisas abertas, roupas muito justas ou curtas, chinelos, adereços e perfumes exagerados inclusive cabelos despenteados ou bagunçados. Evite também mascar chiclete.

* seja EDUCADO, cumprimente, peça licença, agradeça(obrigado) e demonstre ser cortez.
* importante, se for trabalhar com público, as pessoas precisam entender o que fala, então:
• fale tranquilamente e não atropelando palavras;
• procure utilizar português correto e sem muitas gírias;
• pronuncie as palavras de forma clara e que possa ser ouvida.

Ao final da entrevista lembre de agradecer e conferir se a pessoa tem realmente seus dados corretos. Caso seja contratado faço um trabalho bem feito e dedicado – demonstre e comente de seu interesse em permanecer com a empresa/serviço.

Boa sorte!

Carol Sofia é Psicóloga e Especialista em Gestão e Docência de Ensino Superior.