RSS Roca Sales Eventos Destaques

Tenda cultural valoriza os talentos locais durante a ExpoRoca

Metamorfose Multishow encantou o público (Foto: Divulgação)

Com o intuito de promover e valorizar a cultura da Cidade da Amizade, nesta edição a parte artístico cultural da Exporoca realizou a tenda cultural com a apresentação do Coral Municipal de Roca Sales, Grupo Bandoneóns, Grupo de Dança Alemã Freundtanzgruppe, Luan Ludwig e Metamorfose Multishow.

O grupo Metamorfose Multishow completou nove anos na semana passada e surpreendeu o público com coreografias bem elaboradas e um repertório que agradou a todas as idades. A equipe é formada por jovens e crianças de Roca Sales.

“Há nove anos nós percebemos a dificuldade de encontrar shows infantis que fossem diferentes. Formamos o grupo e começamos as apresentações para o público infantil, mas percebemos que os adultos e idosos também gostaram. Então ampliamos o repertório para atingir a todos as idades”, explica Leocardia Stapenhorst, que é uma das criadoras do grupo.

Apesar de realizar belíssimas apresentações, Leocardia comenta que o grupo não faz muitos shows por ano e por isso o incentivo do projeto cultural foi fundamental. “O projeto viabilizou esta apresentação e foi uma oportunidade para incentivar a cultura e proporcionar momentos de entretenimento para a comunidade em geral. Nós ficamos muito contentes com a oportunidade”.

Pela primeira vez, a senhora Cajane Ponizio conseguiu assistir uma apresentação completa do grupo. “Estava tudo muito bonito e com ótimas coreografias. As crianças do grupo foram um encanto. Eu gostei muito”.

Grupo de Dança Alemã Freundtanzgruppe foi uma das atrações (Foto: Divulgação)

Outra atração que se destacou, foi o Grupo Bandoneóns, que fez duas apresentações no sábado. Uma em especial, foi realizada circulando entre o público que visitava o evento, proporcionando momentos de alegria e diversão para os visitantes. O grupo, que iniciou em 1970 na cidade de Roca Sales, é composto por quatro músicos, e apresentam repertório variado com músicas da jovem guarda, alemãs e bandinhas. Atualmente é formado por dois bandoneóes, um saxs, um teclado e voz.

Além da Tenda, o projeto cultural contou com a apresentação do Espetáculo Teatral “Viagem à Cidade da Amizade”; show com a Banda Choppão; Celebration Band; Show com Padre Ezequiel Dal Pozzo; Festival Kids; Banda Brilha Som e Tchê Guri, que levaram momentos de alegria e entretenimento para a comunidade local.

O Espetáculo Teatral abordou a história de Roca Sales e do moinho, uma das primeiras construções do município. Conforme a secretária de educação e cultura, Liane Werner Capalonga, escolas da rede municipal, estadual e particular do município prestigiaram a apresentação. Em torno de 300 pessoas, entre alunos, professores e o público em geral prestigiaram o espetáculo.

A senhora Isolde Alebrandt (66) aproveitou a oportunidade para assistir a neta. “Foi muito bonito. Uma boa iniciativa para envolver as crianças”. A neta, Camila Alebrandt (11), ficou muito contente com a presença da avó na plateia. “Foi emocionante contar um pouco da história de Roca Sales. Fiquei muito nervosa. Nós tivemos mais de um mês de ensaio e deu tudo certo”.

A parte artístico cultural da ExpoRoca 2018 teve entrada gratuita. Contou com o patrocínio da Ervateira Rei Verde, Magazin Estofados e Ciamed Distribuidora de Medicamentos e com o financiamento do Pró-Cultura RS LIC, Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Governo do Estado do Rio Grande Do Sul.

Texto: Ascom  projeto cultural