RS RSS Geral

Terça-feira deve ser chuvosa no Estado

chuva
Para hoje está prevista uma chuva intensa (Foto: Divulgação)

Segundo informações da Sala de Situação da SEMA RS, divulgadas na tarde da segunda-feira (12), existe a possibilidade de chuva intensa durante esta terça-feira (13) e forte ventania entre terça e quarta-feira (14).

A chuva deve se concentrar especialmente na Região Sul do Estado. Os ventos constantes, que podem chegar a 55 km/h, são esperados em grande parte do Litoral Sul e Norte, próximo da Lagoa dos Patos, no extremo sul gaúcho, próximo de Rio Grande, na parte leste da Campanha e Região Metropolitana de Porto Alegre. As rajadas de vento podem chegar a 100 km/h.

Isso se deve a um ciclone extratropical que se formou no Uruguai no início da terça-feira e seguiu em direção do oceano, sem ingressar diretamente no estado do Rio Grande do Sul. A sua região de ventos, no entanto, será ampla e, por isso, são esperadas as alterações climáticas significativas no RS.

Com potencial para derrubar árvores, placas e prejudicar fiações elétricas, como já ocorreu em pontos isolados do Estado no início deste ano, o ciclone em formação está sendo monitorado e avisos já são emitidos aos municípios e órgãos de segurança para que se preparem.

Texto: Ascom Defesa Civil do RS