Cultura Lajeado

Terceira etapa do Circuito Cultural festeja o tradicionalismo gaúcho

Na manhã desta quarta-feira, 20/03, o Piquete Morro Santo – uma das três entidades que teve sua proposta vencedora do Circuito Cultural – deu início às suas atividades relacionadas à cultura gaúcha com as crianças da Escola de Ensino Fundamental (EMEF) Campestre. O primeiro encontro aconteceu no ginásio da escola e reuniu alunos das turmas do pré ao 5º ano, professores e o titular da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Carlos Reckziegel. As atividades na EMEF Campestre continuaram nesta quarta-feira, com os alunos do turno da tarde. O projeto acontecerá nas 18 EMEFs de Lajeado.

O projeto proposto pelo Piquete Morro Santo se chama “Dança Gaúcha de Salão como Parte do Processo de Ensino Aprendizagem da Cultura Gaúcha” e tem como objetivo fortalecer a cultura gaúcha nas escolas municipais, envolvendo alunos, pais, professores e comunidade.

Com a mesma proposta para todas as escolas, por meio de audiovisuais e palestra, as atividades iniciaram com uma apresentação da história da dança do Rio Grande do Sul. Ainda, os pequenos conheceram os trajes tradicionais sociais e campeiros e participaram de um workshop de nó de lenço.

Bryan Muriel Bolgenhagen, 10 anos, aluno do 5º ano, conta que participa de atividades tradicionalistas desde os 7 anos. A inspiração de laçar, que veio de um amigo, levou Bryan a competir em um rodeio regional na cidade de Xangri-Lá no último final de semana. O pequeno laçador voltou pra casa com troféus de melhor do Estado. “Na Semana Farroupilha, eu ensino meus colegas a laçarem na vaca parada. Com essa atividade hoje, também é uma oportunidade para gente conhecer ainda mais sobre a nossa tradição gaúcha”, disse Bryan. Já a colega de Bryan, Yasmin Calussi, 10 anos, participa de um grupo de dança gaúcha desde os 5 anos. “Eu gosto de dançar porque me sinto em casa”, disse.

O primeiro encontro encerrou com uma apresentação de dança, cujos ritmos serão ensinados em uma outra etapa do projeto, o curso de dança gaúcha de salão. O curso de dança será gratuito e aberto à comunidade. O início está previsto para o dia 26/06 e acontecerá toda as sexta-feiras, das 19h às 21h, nas dependências do Centro de Tradições Gaúcha (CTG) Tropilha Farrapa de Lajeado (rua Fábio Brito de Azambuja, 245, bairro São Cristóvão).

Cada escola participante deverá participar do curso com no mínimo 4 pares: um casal de alunos, um casal do CPM, um casal de professores e um casal da comunidade. Os munícipes interessados devem realizar inscrição nas escolas participantes do projeto. O encerramento do curso está previsto para o dia 28/06.

“Acredito que o projeto desenvolvido pelo Piquete, possa cativar e despertar nas crianças um interesse saudável pela cultura gaúcha. Também é uma oportunidade para as crianças aprenderem algo novo, diferente e rico em cultura por meio da escola”, disse a professora de dança do Piquete, Renata Pressen, que desenvolverá as atividades com os alunos. Para que o projeto se mantenha vivo nas escolas, a ideia do Piquete será manter um casal de perpetuadores que terão a missão de dar continuidade no trabalho em cada escola.

 

Sobre o Circuito Cultural

O Circuito Cultural tem como objetivo levar programação e atividades culturais aos bairros da cidade para facilitar o acesso das pessoas que residem longe do centro da cidade.

O projeto Circuito Cultural, da Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), conta com financiamento do Governo do Estado do Rio de Grande do Sul, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer/ Pró-cultura RS – Fundo de Apoio a Cultura (FAC).

O prazo de execução das propostas vencedoras iniciou em 1º/10/18 e se estenderá até 28/06/19.

Agora, as três propostas vencedoras estão em execução no município: os projetos “Arte Por Toda Parte”, desenvolvido pela Orquestra de Concertos de Lajeado (Oclaje), “Contando as Histórias e Estórias do Município de Lajeado”, desenvolvido pelo Centro de Cultura Alemã de Lajeado e “Dança Gaúcha de Salão como Parte do Processo de Ensino Aprendizagem da Cultura Gaúcha”, desenvolvido pelo Piquete Morro Santo.

 

Programação:

Dia 27/03 – EMEF Guido Arnoldo Lermen

 

 

Texto Pietra Darde
Assessoria de Imprensa Lajeado