Melhor Idade Saúde Westfália

Terceira fase de vacinação contra a gripe será dividida em duas etapas

Público-alvo atual pode se vacinar até a próxima sexta-feira. Mas, somente pela manhã

Dia D da campanha, previsto para o próximo sábado, dia 09, não será realizado

A terceira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) sofreu alterações daquelas previstas inicialmente. O novo calendário, divulgado pelo Ministério da Saúde, prevê o início da terceira fase na próxima segunda-feira, dia 11 de maio, e uma divisão em duas etapas: a primeira, de 11 a 17 de maio, e a segunda, de 18 de maio a 5 de junho.

Na primeira etapa, serão imunizadas crianças de seis meses a menores de seis anos de idade, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas de até 45 dias. Neste período (11 a 17 de maio), a imunização contra a gripe ocorrerá das 8 às 11 horas e das 13 horas às 16h30min (segunda a sexta-feira). Em razão do número elevado de pessoas que se enquadram nestes grupos, na próxima semana não haverá vacinação de rotina, buscando evitar aglomerações.

Na segunda etapa da terceira fase de vacinação contra a gripe (de 18 de maio a 5 de junho), serão imunizados adultos de 55 a 59 anos de idade e professores das escolas públicas e privadas. Neste período, por sua vez, a vacinação será somente pela manhã, das 8 às 11 horas, de segunda a sexta-feira. À tarde, a vacinação de rotina será retomada.

A imunização contra a gripe segue sendo realizada em local aberto, atendendo às medidas de contenção da pandemia do Coronavírus (Covid-19). O Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, previsto para o próximo sábado, dia 9 de maio, não será realizado. Para a imunização, é obrigatório o uso de máscara.

 

Em andamento

A segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) segue em andamento até a próxima sexta-feira, dia 8 de maio, imunizando os membros das forças de segurança e salvamento, doentes crônicos, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo, portuários e população indígena. Além desses, as pessoas com 60 anos ou mais, que não se vacinaram na primeira fase, ainda podem se imunizar.

A vacinação contra a gripe, para este público-alvo, está ocorrendo apenas na parte da manhã, das 8 às 11 horas, na Unidade Básica de Saúde (UBS). O uso de máscara é obrigatório. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3762-4312, com o Setor de Enfermagem.

 

TEXTO: Assessoria de Comunicação
FOTO: Paloma Driemeyer Valandro/AI
Assessoria de Imprensa de Westfália