Brasil RSS Geral

Termina na sexta prazo para entrega do Imposto de Renda

Mais de 1,5 milhão de contribuintes recebem hoje a restituição do Imposto de Renda. A Receita Federal informou que foram creditados R$ 2,7 bilhões (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
(Foto: Divulgação)

Amanhã (28)  termina o prazo para entrega das declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2017. O programa gerador da declaração está disponível no site da Receita Federal. A declaração do Imposto de Renda é obrigatória para quem recebeu rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.559,70 no ano passado.

Neste ano, a declaração do Imposto de Renda teve uma série de mudanças. As principais são a redução da idade mínima na apresentação do CPF de dependentes (passou de 14 para 12 anos) e a incorporação do Receitanet, programa usado para transmitir a declaração ao programa gerador do documento.

Restituição
A Receita Federal pagará a restituição do IRPF em sete lotes, entre junho e dezembro deste ano. O primeiro lote será pago em 16 de junho, o segundo, em 17 de julho, e o terceiro, em 15 de agosto. O quarto, quinto e sexto lotes serão pagos, respectivamente, em 15 de setembro, 16 de outubro e 16 de novembro. O sétimo e último lote está previsto para ser pago em dezembro.

Ao fazer a declaração, o contribuinte deve indicar a agência e a conta bancária na qual deseja receber a restituição. Idosos, pessoas com deficiência física, mental ou doença grave têm prioridade para receber a restituição.

Texto: Agência CNM, com informações da Agência Brasil