RSS Eventos Taquari

Terno de Reis encerra 25º Natal Açoriano em Terra Gaúcha com bom público na Praça da Bandeira

terno-de-reis-01-credito-aline-benAs tradicionais apresentações de Terno de Reis foram novamente responsáveis por encerrar a programação do Natal Açoriano em Terra Gaúcha. Com bom público na quadra coberta da Praça da Bandeira, dez grupos de Taquari e cidades vizinhas se apresentaram na noite de sexta-feira (06).

Marcaram presença no palco os grupos Sopro do Minuano (Portão), Ximango e Seus Amigos (Portão), Tropeiro do Divino (Triunfo), Amigos de Montenegro (Montenegro), São João Batista (Bom Retiro do Sul), Os Mensageiros do Sul (Montenegro), Rincão dos Brochier (Brochier) e os taquarienses Terno do Bigode, Terno do Nelson Couto e Terno do “Pinchado”. A tradição de Terno de Reis chegou em território brasileiro através dos colonizadores, os luso-açorianos, que se inspiraram na história bíblica dos Três Reis Magos para dar origem às celebrações.

De acordo com a tradição, os cantores de terno são recebidos com festejos pelos moradores locais, sendo que cada região realiza sua adaptação do evento. Após a apresentação de cada grupo na Praça da Bandeira, os ternos foram guiados através da Lagoa Armênia até a Câmara de Vereadores, onde os representantes do Legislativo ficaram responsáveis por recepcionar os grupos com bebida e comida. A noite foi de confraternização e celebração da tradição de ternos em Taquari.

O evento finaliza oficialmente a programação do 25º Natal Açoriano em Terra Gaúcha, que foi realizado com patrocínio do Governo do Estado, através da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), e com apoio de Adama, Combustíveis Charrua, Loja Charme, GTK Eventos e DB2 Brasil, Turis Silva/Fátima Transportes, Cooperativa Certaja e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS).

Texto: Ascom Taquari