Saúde Teutônia

Testes da orelhinha e da linguinha serão realizados em Teutônia em breve

Aparelho está em fase de aquisição pela Administração Municipal e estará disponível na rede de Atenção Básica do Município. Até o momento, testes eram feitos no Hospital Estrela

Autorização para aquisição do aparelho foi assinada na segunda quinzena de março

Em breve, Teutônia oferecerá mais um serviço neonatal na rede de Atenção Básica de Saúde: os testes de orelhinha e da linguinha, que fazem parte das triagens neonatais oferecidas a todos os recém-nascidos pelo Ministério da Saúde. Até o momento, as mães precisam se deslocar até o Hospital Estrela com seus filhos recém-nascidos para fazer estes testes. O aparelho está em fase de aquisição pela Secretaria de Saúde de Teutônia, com recursos oriundos das sobras da Câmara de Vereadores.

O prefeito, Jonatan Brönstrup, enaltece a importância de se fazer os testes em Teutônia. “As mães terão o conforto de fazer os testes da orelhinha e da linguinha mais perto de casa. Vamos iniciar com os testes junto ao Centro Avançado de Saúde, mas temos a intenção de ampliar o serviço também nas outras unidades. É mais uma iniciativa que outorga a nossa proposta, de investir nas pessoas. Neste caso, estamos investindo nos futuros teutonienses”, coloca.

A autorização para iniciar o processo de aquisição do equipamento foi assinada na segunda quinzena de março. Nesta semana, o Executivo visitou grupos de gestantes nos postos de saúde e anunciou a novidade, tendo em vista que as futuras mães já poderão utilizar o serviço, assim que o equipamento chegar e o espaço junto ao Centro Avançado de Saúde, no Bairro Canabarro, receber as adequações necessárias. No ano passado, Teutônia registrou 399 nascimentos.

Conforme o secretário de Saúde, Hélio Brandão, oferecer estes testes em breve junto à rede de Atenção Básica do Município, qualifica ainda mais os serviços pré-natais e neonatais oferecidos pela Secretaria de Saúde. “Estamos atendendo um anseio das mães, que, com o filho recém-nascido e necessitando do repouso pós-parto, precisam se deslocar até Estrela. É mais uma ação que consolida a nossa proposta, de trazer a saúde para mais perto das pessoas, através de um novo olhar para a nossa população”, frisa.

 

Saiba mais

Conforme a fonoaudióloga Cáthia Schaeffer, que será responsável pelos testes, a triagem auditiva neonatal (TAN) ou teste da orelhinha é o exame de otoemissões acústicas que deve ser realizado no recém-nascido a partir do seu segundo dia de vida. “O teste objetiva identificar a deficiência auditiva o mais precocemente possível e garantir melhores resultados para o desenvolvimento da função auditiva. Já o teste da linguinha visa avaliar o freio da língua e suas alterações, que podem ser a causa do desmame precoce e de problemas de fala no futuro”, explica.

Cáthia ainda acrescenta que a realização destes testes no município em breve representa um marco na saúde de Teutônia, principalmente no que se refere aos cuidados com a primeira infância. “Felizmente o município já conta com o programa Primeira Infância Melhor, que realiza um trabalho preventivo maravilhoso com nossas crianças”, sublinha.

 

 

 Édson Luís Schaeffer
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Teutônia