Saúde RSS Paverama

Testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C estão disponíveis na rede municipal de saúde

Testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C estão disponíveis na rede municipal de saúde (Foto: Divulgação)
Testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C estão disponíveis na rede municipal de saúde (Foto: Divulgação)

A Secretaria Municipal de Saúde de Paverama disponibiliza testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C para toda a população. Os testes são feitos gratuitamente, no Posto de Saúde do Centro.

O teste rápido é um exame que utiliza apenas uma picada de agulha no paciente e permite a detecção do vírus do HIV, sífilis, hepatites dos tipos B e C. O método possibilita ao paciente, em menos de meia hora, ter acesso aos resultados e receber o encaminhamento necessário de acordo com sua situação.

Segundo a enfermeira do Posto de Saúde, Cláudia Correa da Silva, o resultado tem a mesma confiabilidade dos exames convencionais e não há necessidade de solicitação médica. Porém, assim como ocorre com os testes laboratoriais, exames complementares são necessários no caso da confirmação de alguma das doenças.

A Secretária Municipal de Saúde, Fabiana Cristina da Costa explica que o diagnóstico e o tratamento dessas doenças são essenciais para a prevenção de novos casos, além de que “o teste rápido possibilita o diagnóstico precoce, e consequentemente redução da transmissão de DST´s, além de melhorar a qualidade de vida dos portadores”. O teste rápido de HIV e sífilis é indicado também para o diagnóstico durante o período pré-natal, e para a gestante e o parceiro, por se tratar de doenças sexualmente transmissíveis. Os quites são disponibilizados pelo Ministério da Saúde.

A coordenadora da pasta ressalta que quem tiver interesse em realizar o teste deve procurar o Posto de Saúde do Centro, ou entrar em contato pelo fone (51) 3761-1113.

Texto: Portal Região dos Vales/Ascom Paverama