Assunto Destaques Teutônia

Teutônia iniciou ação de vistoria das caixas d’água do município

Medida visa prevenir novas quedas e mais segurança às famílias que residem próximas aos locais

A Administração Municipal de Teutônia, através da Secretaria de Obras, Viação e Transportes, em conjunto com a Secretaria de Assistência Social e Habitação, deram início a ação de vistorias, para poder orçar e providenciar manutenções e melhorias aos reservatórios de água do município, a fim de evitar novas quedas, como as que ocorreram nos anos de 2019 e 2020, as quais prejudicaram três famílias teutonienses, com danos materiais, além de gerar despesas de ressarcimento por parte do poder executivo.

A Caixa d’água que caiu e destruiu uma residência na Estrada das Posses, em 2019, gerou uma indenização de R$ 98.654,57, para reforma da casa e reposição dos móveis, a qual foi paga ao proprietário neste ano de 2021. A segunda Caixa d’água que caiu sobre uma residência da Vila Esperança, no bairro Canabarro, no final do ano de 2020, também ressarcida no ano de 2021, gerou uma indenização às duas famílias (proprietário da casa e inquilinos), no valor total de R$ 218.264,30, para reconstrução da casa e reposição dos móveis da família.

A Vice-prefeita, Aline Röhrig Kohl, ressaltou a importância da ação preventiva em função da segurança das famílias que moram próximas aos reservatórios de água. “Precisamos garantir a segurança dessas famílias. Felizmente em nenhuma das duas quedas, que ocorreram em 2019 e 2020, resultaram em vítimas, mas o risco foi muito grande. Por isso, é preciso adotar medidas de prevenção, vistoriando todas as caixas d’água e providenciando as melhorias necessárias”, ressalta.

O prefeito, Celso Aloísio Forneck, reforça a necessidade de investir em ações preventivas. “Além da segurança e proteção das famílias vizinhas às caixas d’água, também é uma forma de resguardar o patrimônio público, evitar gastos com reconstruções e indenizações, que poderiam ter sido evitadas se houvesse investimentos regulares em manutenção e conservação dos reservatórios”, reforça.