Cultura RS RSS Destaques Teutônia

Teutônia lança selo de Capital Nacional do Canto Coral

Grande coral mostrou a força do canto coral em Teutônia (Foto: Édson Luís Schaeffer/Divulgação)

Representantes dos 42 corais filiados à Associação dos Corais de Teutônia (Acote), bem como todo o público que prestigiou a abertura da Festa de Maio, presenciaram mais um momento histórico em Teutônia: o lançamento do selo de Teutônia – Capital Nacional do Canto Coral. O ato ocorreu na noite desta quarta-feira, dia 23. A logomarca é uma criação de Leo Wiebusch e conta com as cores nacionais e a inscrição “Teutônia Capital Nacional do Canto Coral”.

O título nacional foi concedido a Teutônia pela Lei 13.563, sancionada pelo presidente Michel Temer no dia 21 de dezembro de 2017. O projeto para tornar o município a Capital Nacional do Canto Coral tramitou durante sete anos no Congresso Nacional. A matéria tramitou pela Câmara dos Deputados e pelo Senado, até ser sancionado pelo presidente da República.

Para o prefeito, Jonatan Brönstrup, o selo coroa a tradição trazida com os antepassados. “Este reconhecimento através do selo mostra o quanto os corais são importantes para o nosso município. As associações de canto tiveram e ainda tem a função de formar lideranças e manter as comunidades fortes, além de ser um importante meio de convívio social. Por isso, nada mais justo que lançarmos este selo às vésperas do aniversário de 37 anos de emancipação de Teutônia”, salientou.

Segundo a secretária de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, Rosana Schneider Rührwiem, os corais são os divulgadores do município. “Os nossos corais representam a nossa cultura e a difundem para outros municípios. Com o selo, eles poderão mostrar, com mais intensidade, todo o orgulho de pertencer à Capital Nacional do Canto Coral. É um orgulho para nós participarmos deste momento histórico”, frisou.

Atualmente, Teutônia possui 42 corais filiados à Associação dos Corais de Teutônia (Acote). São mais de mil coralistas que se dedicam a atividade no município. Representantes destas entidades se uniram numa só voz, formando o grande coral durante a abertura da Festa de Maio.

Texto: Ascom Teutônia