Educação RSS Teutônia

Teutônia oferece Educação de Jovens e Adultos

Professora Ligiane com os alunos da EJA Jandir e Marlene (Foto: Divulgação)
Professora Ligiane com os alunos da EJA Jandir e Marlene (Foto: Divulgação)

Jandir Severo de Oliveira trabalha na Laticínios Languiru. Ficou muitos anos sem estudar. Hoje, frequenta a Educação de Jovens e Adultos da EMEF Prof. Teobaldo Closs, no bairro Canabarro. No semestre passado acabou desistindo na metade. Retornou novamente à escola no início do segundo semestre, pois quer aprender mais para obter a Carteira de Motorista.

Marlene Pinheiro Alves atualmente está desempregada. Seu filho estuda no 1º ano do Ensino Fundamental da EMEF Prof. Teobaldo Closs. Marlene largou os estudos aos 10 anos para ajudar os pais.  Ela já tem a 4ª série concluída, mas retornou para a escola porque não tem segurança, principalmente para escrever. “Quero aprender mais para conseguir um bom emprego e também quero tirar a carteira de motorista” relata Marlene.

Quem ajuda na concretização desses sonhos é a Professora Ligiane Bruxel Müller, com vários anos de experiência na alfabetização de jovens e adultos. O Diretor da EMEF Prof. Teobaldo Closs, Arnildo Grützmann, destaca o empenho de toda a equipe de Professores e Funcionários da escola para a concretização desses objetivos. “Ficamos muito felizes quando nossos alunos conseguem concluir o Ensino Fundamental, pois sabemos que essa conquista é fruto de muito empenho e dedicação, tanto dos que aprendem quanto dos que ensinam” destaca o diretor da escola. Segundo Inara Böhmer, Secretária Municipal de Educação, o EJA garante a jovens e adultos o acesso à escolarização, da alfabetização até a conclusão do ensino fundamental, como forma de promoção da cidadania. Essa modalidade é destinada a jovens e adultos que não deram continuidade em seus estudos e para aqueles que não tiveram o acesso ao ensino na idade apropriada.

A Secretaria Municipal de Educação oferece a modalidade EJA – Educação de Jovens e Adultos – anos iniciais de alfabetização na EMEF Prof. Teobaldo Closs, onde também é oferecida a modalidade do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Já a EMEF Leopoldo Klepker oferece somente os anos finais, do 6º ao 9º ano. Para frequentar essa modalidade de ensino, é preciso ter no mínimo 15 anos. As aulas acontecem das 19h às 22h, de segunda às quintas-feiras e as matrículas podem ser feitas nas secretarias das escolas. Os telefones das escolas que dispõem da EJA são: Leopoldo Klepker 3762-2490 e Teobaldo Closs 3762-8204.

Texto: Portal Região dos Vales/Ascom Teutônia