Educação Destaques Teutônia

Teutônia participa da Conferência Intermunicipal de Educação

O encontro foi uma das etapas preparatórias para a IV Conferência Nacional de Educação – CONAE 2022

 No mês de outubro, os membros do Fórum Municipal de Educação (FME) de Teutônia, participaram da Conferência Intermunicipal de Educação, dos municípios que integram a ASMEVAT, em Bom Retiro do Sul. O encontro foi uma das etapas preparatórias para a IV Conferência Nacional de Educação – CONAE 2022. Na oportunidade, os municípios participantes estudaram e debateram o Documento Referência da CONAE 2022, cujo tema é “Inclusão, Equidade e Qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”, para o qual apresentaram propostas de alteração ou emendas aditivas ao texto original. Trata-se de uma oportunidade de participação democrática na organização das políticas educacionais. A palestra sobre o tema da CONAE 2022 foi realizada pelo Mestre Darci Bueno da Silva.

A CONAE é um evento que visa canalizar as aspirações e expectativas da sociedade brasileira, construindo, com os Poderes Executivo e Legislativo, propostas para a definição e implementação de políticas públicas de Educação. Em especial, a de 2022 tem caráter preparatório para a organização do próximo Plano Nacional de Educação 2024 – 2034.

A vice-presidente do Conselho Municipal de Educação, Luciana Kohler Louzado, também integrante do FME, ressaltou a importância de poder debater assuntos e propostas em conjunto, que irão definir o futuro da educação. “Participar de um momento coletivo de discussão sobre a educação é algo de extrema relevância, tanta para a caminhada profissional, como coletiva de cada um. Projetar a educação para o próximo decênio traz a responsabilidade de uma geração, pois são propostas que podem iniciar em um futuro próximo e impactar lá na frente, pois estamos elaborando a projeção daquilo que queremos enquanto profissionais e cidadãos comprometidos com a educação da sociedade. É grandioso pensar que as proposições construídas em instâncias municipais e apresentadas nesta etapa podem versar, futuramente, como metas e estratégias projetadas a nível nacional”, conclui.