Alimentação RS RSS Rural Teutônia

Teutônia sediará atividade preparatória para 3ª AgUrb

Tema é “Alimentos saudáveis, da produção ao consumo” (Foto: Divulgação)

Com o tema “Alimentos saudáveis, da produção ao consumo”, o município de Teutônia sedia, no próximo dia 26 de junho, atividade preparatória para a 3ª Conferência Internacional de Agricultura e Alimentação em uma Sociedade Urbanizada (AgUrb, evento que ocorre em setembro na Ufrgs, em Porto Alegre. A programação do dia 26 inicia às 19h30, no auditório do Colégio Teutônia, e contará com a presença da doutora em Desenvolvimento Rural da Ufrgs, Potira Preiss, que apresentará painel relacionado ao tema.

A atividade é organizada pela Emater/RS-Ascar, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), Articulação em Agroecologia do Vale do Taquari (AAVT), Ufrgs e Colégio Teutônia, além de outras entidades parceiras. Eventos preparatórios para a Conferência, incluindo painéis, simpósios, apresentação de trabalhos científicos, relatos de experiências, saídas de campo e atividades culturais, têm sido realizados em todo o Brasil, com possibilidade de organização de atividade semelhante no Vale do Caí.

Além de contribuir para a organização do evento e para a mobilização e organização de excursões com agricultores familiares e outros públicos, além de técnicos, a Emater/RS-Ascar apresentará, durante a Conferência, experiências das 12 regiões administrativas. No caso do Escritório Regional de Lajeado, a experiência a ser apresentada pela extensionista Andréia Binz Tonin terá com o tema “Estratégias regionais para o abastecimento do município de Lajeado”.

Sobre a 3ª AgUrb

Evento de escopo internacional, a 3ª AgUrb representa o esforço de uma comunidade de pesquisadores acadêmicos, de organizações da sociedade civil e de formuladores de políticas públicas, que estão convencidos da necessidade de se colocar a questão alimentar no cerne das problemáticas centrais que desafiam a humanidade no Século XXI. “Nesse sentido, o debate sobre as mudanças climáticas, suas repercussões sobre a água e a biodiversidade, a busca por fontes alternativas de energia e as transformações demográficas se tornam mais do que necessários”, comenta a bióloga que integra a equipe executiva da AgUrb, Mirian Strate.

Para a Conferência, a AgUrb busca reunir múltiplos atores envolvidos com a temática agroalimentar para refletir e debater novas estratégias de produção, distribuição e consumo de alimentos em sociedades cada vez mais urbanizadas. O evento que ocorre entre os dias 17 e 21 de setembro, na Ufrgs, em Porto Alegre, tem como tema “Alimentos saudáveis, sociobiodiversidade e sistemas agroalimentares sustentáveis: inovações do consumo a produção” e dá continuidade a duas bem sucedidas edições europeias.

A Conferência será um espaço para a apresentação, aprimoramento e difusão de conceitos, artefatos, práticas e processos relacionados a sistemas agroalimentares sustentáveis e resilientes. “A atividade reunirá público diversificado, formado por diferentes campos de conhecimento e múltiplos atores, como professores, pesquisadores, estudantes, técnicos, profissionais, agentes de governo, servidores públicos, ativistas de movimentos sociais, empresas, agricultores e consumidores, entre outros”, destaca o assistente técnico regional de Sistema de Produção Vegetal da Emater/RS-Ascar de Lajeado, Lauro Bernardi.

Texto: Ascom Emater/RS-Ascar – Regional de Lajeado