Cultura Eventos Destaques Teutônia

Teutônia sediará Fórum Estadual de Bandas, Corais e Orquestras em abril

Oficialização de Teutônia como sede do Fórum ocorreu no dia 28 de fevereiro

A riqueza cultural de Teutônia, em especial a musicalidade, estará em evidência nos dias 13 e 14 de abril. Isto porque Teutônia será sede do 1º Fórum Estadual de Bandas, Corais e Orquestras, uma organização conjunta da Secretaria Municipal de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer e do Conselho Estadual de Cultura. O evento ocorrerá anualmente no município e promete ser referência no âmbito cultural do Estado, especialmente no que se refere a bandas, orquestras e corais.

Dentre os objetivos do Fórum, que ocorrerá junto ao Colégio Teutônia, estão a formação e o debate de ações no âmbito cultural, permitindo, também, instrumentalizar maestros, produtores culturais e músicos para articulações de formações e captação de recursos, para que se tenha avanços do setor. Paralelamente, estão previstas apresentações, dentre elas os corais municipais de Teutônia, evidenciando a tradição do município como Capital Nacional do Canto Coral e que se perpetua ao longo das gerações.

E foi justamente pela riqueza cultural do município, incentivada através dos Núcleos de Cultura, que Teutônia foi escolhida como sede permanente do Fórum. A oficialização ocorreu no dia 28 de fevereiro, na sede do Conselho Estadual de Cultura, em Porto Alegre, durante reunião com o subsecretário de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer de Teutônia, Jean Marcos Galvão, e a agente administrativa Laude Juliana Bayer. Ainda participaram Eduardo Alves, da Federação de Coros do Rio Grande do Sul, além da conselheira Gisele Pereira Meyer e do presidente do Conselho, Marco Aurélio Alves.

Durante a reunião, que teve como fundo musical algumas canções entoadas pelo Coral Municipal de Teutônia, Alves revelou que, no dia anterior, esteve no município e verificou in loco que a cidade respira a questão cultural, justificando assim a escolha por Teutônia para sediar o evento. “Vamos criar um ambiente muito rico, que capacita e aproxima as pessoas, além de fazer todos se sentirem parte da comunidade em que vivem. E isso transcende o âmbito cultural”, enalteceu.

Para Laude, que tem no sangue familiar o canto coral, Teutônia viverá um novo momento a partir do Fórum. “Teutônia sempre se manteve conectada à sua cultura. A partir da minha entrada na prefeitura, pude perceber como a cidade se preocupou em garantir um ambiente para que ela proliferasse. Portanto, o Fórum vai o encontro disso”, coloca.

Galvão acredita que o evento será uma vitrine para outras cidades. “É um modelo para que outras cidades da região e do Estado possam não só trazer a cultura, mas falar sobre ela. Vamos mostrar e difundir a nossa tradição do canto coral, das orquestras e das bandas através de troca de experiências e capacitação. Não tenho dúvidas de que será um marco para Teutônia e todo o Estado”, sublinha.

Dentre os nomes já confirmados para os painéis e palestras, está o maestro da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), Evandro Matté. Mais detalhes da programação e de palestrantes serão divulgados em breve.

 

CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer
Assessoria de Imprensa
Prefeitura de Teutônia