RS RSS Eventos Destaques Teutônia

Teutônia sediará o 9º Festival Estadual Nossa Arte

Comissão organizadora se reuniu com o Executivo teutoniense na última semana (Foto: Édson Luís Schaeffer/Divulgação)

De 13 a 15 de maio de 2019, Teutônia será sede de um evento especial, que destacará a arte e a cultura em sua pureza e essência, através da dança, folclore, artes musicais, artes cênicas, arte literária, artesanato e a artes visuais. É o 9º Festival Estadual Nossa Arte, que será realizado na Associação Pró-Desenvolvimento do Bairro Languiru.

O evento estadual é uma promoção da Federação Estadual das Apaes e é classificatório para a etapa nacional do Festival, que ocorre em novembro de 2019, em Manaus (AM). A previsão é reunir mais de 700 pessoas nos três dias de evento. Nas sete modalidades, alunos atendidos pelas 205 Apaes do Estado mostrarão o seu talento.

Dentre os objetivos, o festival visa promover a arte através de apresentações e exposições em diversos gêneros artísticos, despertando o gosto pelas atividades artísticas com fins educacionais e formativos; promover intercâmbio social, a vivência dos aspectos positivos da arte, de modo a ressaltar as instituições que atendem a esse público específico, como espaço cultural, artístico e formativo da comunidade; promover apresentações e exposições artísticas como forma de desenvolvimento e de estímulo à aprendizagem da pessoa com deficiência, oportunizando atividades de expressão pessoal; e incluir e integrar, através da arte, a pessoa com deficiência na sociedade.

Na última terça-feira, dia 11 de dezembro, o prefeito de Teutônia, Jonatan Brönstrup, e o secretário de Educação, Paulo Brust, receberam a visita da organização do evento. Integraram a comitiva o presidente da Federação Estadual das Apaes, Afonso Tochetto; o vice-presidente da Federação, Cláudio Rogério da Rosa Cruz; o diretor-financeiro da entidade, Roberto Heemann; da diretora da Federação, Maria Lúcia Centena; o assessor jurídico da Federação, Vinícius Garcia Culasso; e a coordenadora regional de arte do 8º Conselho, Évelin Elisa Aschebrock Pacheco. Pela Apae Teutônia, participaram o presidente, Celso Aloísio Forneck; a diretora da escola e coordenadora do 8º Conselho, Rosângela Inês Roehrig; e da vice-diretora, Raquel Brackmann.

Na oportunidade, a comitiva veio comunicar oficialmente o Executivo sobre a realização do evento, bem como solicitar apoio, especialmente logístico, uma vez que o festival projetará Teutônia em todo o Estado. “Estamos muito gratos por sediarmos este evento, pois estaremos fomentando a cultura da nossa cidade, região e Estado. Não temos dúvida de que será um evento inesquecível para toda a comunidade”, frisou o prefeito.

A diretora da Apae de Teutônia, Rosângela Inês Roehrig, destacou a importância do evento para o município. “A Apae de Teutônia quis sediar o 9° Festival Estadual Nossa Arte porque há tempo vem participando de apresentações artísticas, nas quais vem se destacando, e esta será uma oportunidade de mostrar a capacidade dos nossos alunos. O Festival também possibilitará que a comunidade conheça ainda mais o trabalho que é desenvolvido na entidade. Estamos há 27 anos em Teutônia, uma cidade que abraça a nossa entidade”, colocou.

O presidente da Federação Estadual das Apaes, Afonso Tochetto, salientou que o propósito principal do evento é a inclusão. “Será um momento de integração, em que mostraremos o potencial das pessoas que atendemos. A inclusão só é possível quando enxergamos os potenciais dos nossos alunos. E é através da arte que evidenciamos as potencialidades, ao mesmo tempo em que elevamos a autoestima dos nossos alunos. É um evento para toda a comunidade assistir”, ressaltou.

Mais detalhes do Festival, que é realizado a cada três anos, serão divulgados em breve. A intenção é o que evento também integre a programação de aniversário de 38 anos de Teutônia.

Texto: Ascom Teutônia