RS RSS Eventos

Tocha Olímpica chega a Porto Alegre nesta quinta-feira

O revezamento da Tocha Olímpica em Porto Alegre começa pelo Parque Moinhos de Vento e termina, às 19h, no Largo Glênio Peres (Foto: Leandro Osório/Especial Palácio Piratini)
O revezamento da Tocha Olímpica em Porto Alegre começa pelo Parque Moinhos de Vento e termina, às 19h, no Largo Glênio Peres (Foto: Leandro Osório/Especial Palácio Piratini)

O símbolo máximo das Olimpíadas chega à capital do Rio Grande do Sul, nesta quinta-feira (7), a partir das 15h, pela ponte do Guaíba. O início do revezamento da Tocha Olímpica em Porto Alegre começa pelo Parque Moinhos de Vento (Parcão), de onde será conduzida por um percurso de 15 quilômetros, passando pelos principais pontos turísticos da cidade.

O revezamento conta com 77 condutores, entre líderes comunitários e atletas porto-alegrenses. O técnico do Grêmio Roger Machado dará a largada na cerimônia de boas-vindas, no Parcão, e a ginasta Daiane dos Santos encerra o tour, às 19h, no Largo Glênio Peres.

As alunas Brenda Xavier dos Santos e Bruna Maria Santos Rodrigues, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Brigadeiro Francisco de Lima e Silva, recepcionam a tocha na chegada a Porto Alegre. Ambas recebem certificados que registram a participação no evento histórico emitidos pela Secretaria do Turismo, Esporte e Lazer, dentro da campanha ‘Caminho da Superação’.

Entre os condutores da tocha também está o músico Renato Borguetti, o jogador de futebol Palo César Tinga, o medalhista olímpico em Barcelona Tande, Mayra Aguiar, a medalhista em Pequim Fernanda Oliveira, e Elizabeth Nickhorn, reconhecida pela Confederação Brasileira de Golfe como melhor golfista brasileira de todos os tempos.

Caminho olímpico turístico e cultural
Porto Alegre é a quinta Cidade Celebração a receber a Tocha Olímpica. O itinerário do caminho olímpico começa no Parcão (Rua 24 de Outubro); retorna na Praça Julio de Castilhos; passa pelas ruas e avenidas Mostardeiro; Miguel Tostes; Vasco da Gama; Fernandes Vieira; José Bonifácio; João Pessoa; Salgado Filho (pista bairro-centro); Borges de Medeiros (centro-bairro, ao lado do Marinha); Padre Cacique (centro-bairro); Fernandão; Edvaldo Pereira Paiva (bairro-centro); Presidente João Goulart; Siqueira Campos; Uruguai; Sete de Setembro; e termina no Largo Glênio Peres.

Simultaneamente ao revezamento pelos condutores da chama, atrações culturais serão oferecidas nos principais pontos turísticos da cidade desde as 11h na Praça da Alfândega, Parque Moinhos de Vento (Parcão), Parque Farroupilha (Redenção) e a festa de encerramento será no Largo Glênio Peres, no Centro Histórico.

Tocha Olímpica no RS
O percurso de revezamento do símbolo olímpico será de 2,5 mil quilômetros por terra, ar e água por 28 municípios gaúchos. Após Porto Alegre, a tocha passa por Canoas, Esteio, Novo Hamburgo, Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Torres.

Texto: Ascom Estado