Encantado RSS Eventos Destaques

Tocha Olímpica passa por Encantado no dia 05

Tocha passará na frente da Igreja (Foto: Michele Tonezer)
Tocha passará na frente da Igreja (Foto: Michele Tonezer)

No intuito de envolver a população com as Olimpíadas e levar o espírito Olímpico a todos os cantos do país, a rota do Revezamento da Tocha Olímpica está ligando o Brasil de Norte a Sul. Em 95 dias, 329 cidades das cinco regiões vão receber a visita da Chama Olímpica. Encantado está entre estes municípios. Na próxima terça-feira (05), o comboio do Revezamento chegará na cidade às 9h44min. A tocha será acesa  na Rua Padre Anchieta e seguirá pela Rua Duque de Caxias, Rua Barão do Rio Branco, Rua Júlio de Castilhos, Rua Coronel Sobral e Rua Monsenhor Scalabrini até a Praça da Bandeira.

A cerimônia de abertura dos Jogos Rio 2016 será no dia 5 de agosto. Até este dia, a chama vai percorrer aproximadamente 20 mil quilômetros. A jornada iniciou no dia 21 de abril na Grécia, com o acendimento da tocha na cidade de Olímpia – berço dos Jogos Olímpicos. Depois de seguir um trajeto pelo país, a tocha foi entregue ao Brasil no dia 27 de abril, para iniciar o seu revezamento em Brasília no dia 3 de maio.

A tocha foi produzida com alumínio reciclado, resina e acabamento acetinado. Ela pesa entre 1kg e 1,5kg e mede 63,5cm de altura quando fechada, e 69cm quando aberta. No ponto mais alto da tocha está representado o Sol. Sua cor remete ao ouro, que simboliza a conquista máxima dos jogos. As outras camadas descrevem as montanhas, o mar e o chão do Rio de Janeiro e do país.

A Chama Olímpica está carregada de significados. A Grécia antiga cultuava o poder e o fogo. Na mitologia grega, Prometeu roubou o fogo de Zeus e deu aos humanos. Para celebrar a passagem do fogo de Prometeu ao homem, os gregos faziam corridas de revezamento. Os atletas passavam a tocha entre si, até que o vencedor cruzasse a linha de chegada.

Os gregos fizeram seus primeiros Jogos Olímpicos em 776 A.C. Realizados a cada quatro anos em Olímpia, honravam a Zeus e a outras divindades. As Olimpíadas também marcaram uma época de paz em meio às constantes guerras. No início dos Jogos, os corredores diziam que os “anunciadores da paz” viajariam pela Grécia declarando a “trégua sagrada” a todas as batalhas entre as cidades rivais. Ela ficaria estabelecida durante os jogos de modo que a população pudesse chegar segura às Olimpíadas.

[mks_pullquote align=”left” width=”750″ size=”16″ bg_color=”#93d66d” txt_color=”#ffffff”]

Diariamente o Portal Região dos Vales trará novas informações sobre a passagem da Tocha Olímpica por Encantado. No dia 05 de julho será realizada uma cobertura especial do evento. Acesse o Portal e viva conosco este momento!

[/mks_pullquote]

 

 

Texto: Portal Região dos Vales