RSS Rural - Agricultura Destaques Estrela

Trabalhadoras rurais da região se encontram em Estrela

Caravanas de diversos municípios participaram do encontro (Foto: Jéssica Taís Scheeren)
Caravanas de diversos municípios participaram do encontro (Foto: Jéssica Taís Scheeren)

O município de Estrela sediou, na manhã da quarta-feira (08), o 19º Encontro Regional das Trabalhadoras Rurais, evento integrante da programação do Multimulher 2017. Em meio às homenagens pelo Dia Internacional da Mulher, um ato de mobilização, cujo tema foi a reforma da Previdência Social, marcou os discursos. Centenas de mulheres agricultoras e lideranças regionais, entre elas o prefeito de Estrela e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), Rafael Mallmann, e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Estrela (STR), Rogério Heemann, prestigiaram o encontro.

A programação iniciou com concentração das caravanas na Praça Menna Barreto, no centro da cidade. Comitivas de vários municípios da região marcaram presença. A agricultora Ildegart Kunrath (60) veio de Roca Sales e era uma das que segurava cartazes de protesto ou apoio às mulheres do campo. Já Margane Lúcia Gerhardt (60), da Linha São Luiz, também acompanhou as manifestações das lideranças regionais, dos diretores da Fetag, de dirigentes dos sindicatos e outras autoridades convidadas. “Estou feliz como mulher, mas preocupada como agricultora. Me aposentei este ano, mas estou aqui na luta pelas minhas amigas agricultoras para que estas não percam seus direitos e mais famílias deixem o campo”, afirmou ela, sobre a questão da reforma da Previdência. Também ocorreu a entrega de documentos para a Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Banrisul, além de distribuição de folhetos.

Mobilização

Homens participaram do encontro e a questão pedágio da BR-386 também foi tratada (Foto: Jéssica Taís Scheeren)
Homens participaram do encontro e a questão pedágio da BR-386 também foi tratada (Foto: Jéssica Taís Scheeren)

O prefeito de Estrela, Rafael Mallmann, destacou: “queríamos que hoje fosse uma data apenas para comemorações, mas o momento exige mobilizações como esta, em que a participação de vocês é importante e nos incentiva ainda mais a seguirmos trabalhando muito para barrarmos propostas como esta da reforma da Previdência, ou mesmo a da volta dos pedágios na BR-386, que assim como nos foi apresentada inicialmente irá inviabilizar muitas coisas. Por isso precisamos do apoio de vocês, dos nossos deputados no Congresso Nacional.”

Confraternização

A programação seguiu com uma caminhada das caravanas pelas ruas centrais em direção ao Centro Comunitário Cristo Rei. No local ocorreu momento ecumênico e almoço. À tarde a programação seguiu com diversas atividades e animação musical. A promoção e organização foram da Regional Sindical do Vale do Taquari, através dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais e Comissão Regional das Mulheres Trabalhadoras Rurais, com apoio da Emater/RS-Ascar, Administrações Municipais, Câmara de Vereadores e sindicatos de trabalhadores urbanos.

Texto: Ascom Estrela