Cultura Teutônia

Trabalhadores comemoraram o seu dia no Arte na Rua

Arte, cultura, entretenimento e conscientização marcaram o evento, que movimentou o Centro Administrativo no feriado do Dia do Trabalhador

Diversos serviços foram ofertados aos trabalhadores

Trabalhadores de Teutônia e região tiveram uma tarde de cultura, arte, entretenimento e conscientização nesta quarta-feira, dia 1º de maio, durante evento alusivo ao Dia do Trabalhador. Foi o Arte na Rua Especial Dia do Trabalhador, que trouxe diversas atrações ao Pavilhão Multiuso da Prefeitura. O público pode conferir e usufruir de diversos serviços e produtos, além de prestigiar apresentações artístico-culturais.

Para as crianças, os brinquedos infláveis foram atração à parte. Também houve a opção para as famílias de circular pelo Centro Administrativo com triciclos, além de aproveitar serviços, como massagem Quick, maquiagem, testes de visão e, ainda, medição da pressão arterial com profissionais da Secretaria de Saúde.

O público também pode conferir a Feira de Artesanato da Associação dos Artesãos de Teutônia, artesanato e trabalhos manuais do Ateliê Amoras e Costuras, mandalas, produtos pet, Feira do Livro Espírita (da Sociedade Espírita Caminhos de Luz), brechó, serviços do Sindicato dos Empregados no Comércio de Taquari, Teutônia e Região (Sindicomerciários), Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e Mobiliário de Teutônia e Estrela, entre outros. Não faltaram comes e bebes, com a comercialização de churros, crepes, sorvetes, picolés, água e refrigerante, além da Kombi de Chopp. A ervateira Euromate também marcou presença.

Para os expositores, o Arte na Rua foi uma oportunidade de mostrar e comercializar seus produtos, como foi o caso da artesã Jaque Vasques, que integra a Associação dos Artesãos de Teutônia. “O Arte na Rua oportuniza, num só espaço, diversas opções que abrangem diversos públicos, que dificilmente se vê em outros eventos. E é justamente essa movimentação oportuniza para nós, artesãos, mostrar e divulgar o nosso trabalho, que muitas pessoas só conhecem pelas redes sociais ou nem faziam ideia desses trabalhos”, coloca.

A programação ainda contou com atrações artístico-culturais. A primeira atração foi Vini Bilhar. Em seguida, houve roda de capoeira com o Grupo Modelo Oxóssi, com interações com o público. Logo após, foi a vez de Marco Mallmann e da dupla Rob & William subirem ao palco.

Para o jornalista Marco Mallmann, que também é músico, o evento é uma vitrine para os talentos locais. “É um evento que abre portas para muita gente. Temos muitos talentos em Teutônia, de diversas áreas. E tendo um evento desse nível, onde os talentos podem mostrar o seu trabalho, é muito importante, pois a queixa de muitos artistas é onde se apresentar. Aqui é o lugar para mostrar o seu talento e começar a conquistar o público”, frisa.

O Arte na Rua também teve como foco a conscientização. A Secretaria de Saúde e a Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT) de Teutônia realizaram ação alusiva à 1ª Campanha Municipal pelo Uso Racional de Medicamentos. Durante a tarde, profissionais da saúde conversaram com a população sobre o acesso a medicamentos, seu uso correto e prevenção de riscos envolvendo o uso inadequado destes produtos. Ainda houve o recolhimento de medicamentos vencidos para o descarte adequado, além do recebimento de sobras de medicamentos, que, após a triagem, poderão ser disponibilizados para o tratamento de outras pessoas.

Já o Departamento de Trânsito, com o apoio dos Centros de Formação de Condutores (CFCs) Schneider e Reichert, Samu, Brigada Militar e Corpo de Bombeiros Voluntários, realizou o lançamento da campanha alusiva ao Maio Amarelo. A partir do tema “No trânsito, o sentido é a vida”, houve distribuição de material informativo e um simulado de acidente, com a intenção de alertar sobre os danos que um acidente causa, bem como demonstrar a importância dos primeiros socorros.

O Arte na Rua Especial Dia do Trabalhador foi uma organização da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, Sindicato dos Empregados no Comércio de Taquari, Teutônia e Região (Sindicomerciários), Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e Mobiliário de Teutônia e Estrela. Departamento de Trânsito, Secretaria de Saúde, além de outros apoiadores. A próxima edição do Arte na Rua está prevista para o dia 23 de junho, em clima de São João.

 

Valorização dos trabalhadores

Conforme a turismóloga da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, Ângela Simone de Castro, o Arte na Rua desta quarta-feira foi uma das oportunidades de valorizar os trabalhadores de Teutônia e região. “Nada melhor que dedicarmos este dia para nós, trabalhadores, e nossas famílias, oportunizando o acesso à cultura, arte, saúde e diversos outros serviços, num dos principais cartões-postais do município”, ressalta.

Para o presidente do dos Empregados no Comércio de Taquari, Teutônia e Região (Sindicomerciários), Raul Cerveira, a avaliação do evento é positiva. “O espaço oferecido proporcionou aos trabalhadores a oportunidade de comemorarem o seu dia. Par nós, do sindicato, o evento também proporcionou uma aproximação com os trabalhadores, além da conscientização de classe sobre os seus direitos trabalhistas. Por isso, eventos como este são importantes para os trabalhadores”, enaltece.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e Mobiliário de Teutônia e Estrela, Celi Ulrich, também avalia positivamente o evento. “O público veio e participou do evento, que foi uma homenagem justa para o trabalhador. Todo dia é Dia do Trabalhador, porque ele vai à luta diariamente, mas é preciso, também confraternizar. O evento foi a oportunidade de festejar com as famílias”, salienta.

 

 

CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Teutônia