Social Encantado

Trabalho prevê estacionamento consciente

Material foi confeccionado para orientar e conscientizar. Foto: Carina Marques

GCQ Multisetorial desenvolveu ação para que número maior de vagas estejam disponíveis em frente ao supermercado e à agropecuária, criando rotatividade no estacionamento  

Você sabia que ao estacionar o veículo em frente ao Supermercado e à Agropecuária da Dália Alimentos em Encantado e deixá-lo ali pelo período de 8 horas e 48 minutos, tempo equivalente a uma jornada diária de trabalho, 18 clientes deixam de efetuar compras em ambos os estabelecimentos por não encontrarem vagas estacionar o carro?

Estes são dados preliminares de um trabalho apresentado pelo Grupo Controle da Qualidade (GCQ) Multisetorial que se encontra em execução desde o mês de dezembro de 2019. O objetivo do trabalho é conscientizar os prestadores de serviço e os funcionários da cooperativa a estacionar em vias adjacentes à Rua Guerino Lucca e próximas ao supermercado e à agropecuária a fim de facilitar o trajeto que, por vezes, exige o deslocamento com carrinhos para transportar as sacolas com as compras dos clientes, além de promover a rotatividade das vagas.

Para isso, panfletos e cartazes foram confeccionados e distribuídos aos funcionários e afixados nos murais da empresa. No material contém informações e números conforme pesquisa realizada pelos integrantes do CGQ que indicam que em frente ao supermercado e à agropecuária há 45 vagas. Destas, 25 estão comprometidas diariamente com veículos estacionados em turno integral. Se metade destas vagas fossem disponibilizadas a clientes para compras, o impacto seria diferente. De acordo com o estudo do grupo, o impacto de perdas em vendas, caso um automóvel permanecesse estacionado em uma vaga em turno integral, hoje seria de R$ 1.060,20 por dia, totalizando R$ 23.324,40 por mês.

O grupo também se pautou em uma pesquisa realizada pela Folha de São Paulo, de 2010, apontando que o tempo médio de permanência de clientes em supermercados não ultrapassa os 30 minutos.

De acordo com o gerente da Divisão Varejo, Daniel Weingartner, a ideia da criação do GCQ surgiu de uma demanda dos próprios clientes que, muitas vezes, comentavam que não havia local para estacionar em frente ao mercado e então deixavam de comprar ali. “A ideia foi compartilhada com a Direção e com os gerentes que indicaram um colaborador de cada setor para fazer parte do grupo. “Desde que o trabalho foi implantado, a maior parte dos funcionários aderiu e apoiou a iniciativa do grupo. Houve o entendimento de que se o supermercado e a agropecuária registrarem sucesso os funcionários consequentemente também terão”, ressalta, lembrando que o Dália Supermercados de Encantado conta com 26 vagas de estacionamento cobertas no subsolo, outra vantagem para os clientes e consumidores.

O GCQ Multisetorial é composto pelos funcionários: Andrieta Anater Werner (Divisão Produção Agropecuária), Fernando Belotti (Divisão Controle da Qualidade), Gabriele Danieli (Segurança do Trabalho), Caroline Bratz (Exportação) e Vera Lucia Beneduzi (Divisão Varejo).

 

 

Foto: Carina Marques
Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos
Jornalista Carina Marques