RS RSS Eventos Lajeado

Tradicionalismo gaúcho de Os Monarcas sobe ao palco do Parque dos Dick


Os Monarcas se apresentam nesta terça-feira no Parque dos Dick (Foto: Divulgação/Os Monarcas)

Com 47 anos de estrada, Os Monarcas estão de volta a Lajeado após um longo período de ausência. Na continuidade da parte Cultural 2018 do Natal no Coração, projeto que conta com incentivo do Ministério da Cultura, o grupo, liderado pelo acordeonista Gildinho, sobe ao palco do Parque dos Dick nesta terça-feira (18/12), a partir das 20h30.

Com vários prêmios e mais de 40 discos lançados, Os Monarcas desfrutam de uma trajetória de sucesso que ultrapassa gerações dentro do tradicionalismo do Rio Grande do Sul. “Podemos dizer que temos uma carreira consolidada. Com uma agenda cheia que chega a diversas cidades do Estado, mas que tem se mostrado ainda mais intensa em Santa Catarina e Paraná, muito em função da logística por estarmos sediados em Erechim”, comenta o Gaita-Ponto e Vocal, Chico Brasil, que faz parte do grupo há 27 anos.

Para o show em Lajeado, com duração de pouco mais de uma hora, o grupo promete um repertório direcionado às festas de final de ano sem perder o toque gaúcho. “Vamos apresentar músicas que estão na cabeça dos fãs. Temos certeza que todos vão cantar junto e se divertir ao máximo”, garante Brasil. “Para nós é uma satisfação retornar a Lajeado. Temos uma interação muito grande com fãs do Vale do Taquari e vamos tentar fazer com que essa noite seja repleta de bons momentos”, completa o músico.

Na agenda, após shows em Boston, Orlando e Tampa, nos Estados Unidos, Os Monarcas vêm ao município com uma equipe de 18 pessoas, sendo dez músicos mais equipe de apoio.

O grupo

Os Monarcas foi criado oficialmente em 1972, na cidade de Erechim. Desde então, grandes músicos passaram a fazer parte do grupo e continuam até hoje na família Os Monarcas.

O autêntico estilo da música tradicionalista gaúcha, que surgiu logo na formação musical do fundador Gildinho (Nésio Alves Corrêa), por influência do grupo Os Bertussi, é o grande pilar deste conjunto. A música fandangueira, de ritmo animado, marcante e dançante faz com que as canções lançadas sejam próprias, especiais e de sucesso garantido.

Os Monarcas são um dos poucos conjuntos que preservam a autenticidade da música tradicionalista gaúcha e também de maior longevidade. Em mais de 40 anos de carreira, conquistou importantes prêmios, como a Medalha do Mérito Farroupilha oferecida, em fevereiro de 2012, pela Assembleia Legislativa. Além disso, o grupo foi agraciado com cinco discos de ouro e dois DVD de ouro e gravou 43 trabalhos. No entanto, a maior conquista tem sido manter a formação com um grupo sólido e talentoso. A cada etapa da carreira, Os Monarcas aumenta o número dos integrantes e mostra por que está entre os maiores grupos de música tradicionalista gaúcha.

Saiba mais

O Natal no Coração – Parte Cultural 2018 conta com o patrocínio da Atlas, Docile e Charrua. A realização é da Prefeitura de Lajeado, AFFECTO Produção Cultural e Ministério da Cultura/Governo Federal.

Texto: Ascom Lajeado